segunda-feira, abril 12, 2021

Lotado, HC da Unicamp abre 18 leitos de enfermaria Covid e programa 10 de UTI para semana que vem


Hospital busca contratação de profissionais de saúde para viabilizar outras 36 estruturas para casos menos graves e negocia recursos com governo estadual. Superintendente acredita que suspensão das eletivas vai ser prorrogada. Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e superintendente do Hospital de Clínicas, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho
Giuliano Tamura/EPTV
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp abre nesta sexta-feira (12) mais 18 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19 e programou o remanejamento de outros 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a semana que vem. A unidade enfrenta lotação máxima na terapia intensiva e tem apenas três estruturas de enfermarias livres nesta manhã.
Por conta da alta demanda de pacientes com Covid-19, o HC interrompeu desde terça-feira (9) o atendimento no Pronto-socorro (PS). Outra medida foi a suspensão das cirurgias eletivas, que o superintendente Antônio Gonçalves de Oliveira Filho acredita que vai precisar ser prorrogada.
Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel informou que mais 36 leitos, todos de enfermaria exclusivos para Covid-19, serão abertos quando a universidade conseguir contratar mais profissionais de saúde, principalmente enfermeiros. A expectativa é que a liberação seja escalonada, de 18 em 18 estruturas.
O processo de contratação prevê quatro novos médicos e cerca de outros 70 profissionais, entre enfermeiros e fisioterapeutas.
Os 18 novos leitos de enfermaria já tinham sido anunciados na quarta-feira (10), quando o HC decidiu prorrogar a suspensão do atendimento no PS. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, as aberturas foram estruturados com a redução de 30% dos serviços do ambulatório e remanejamento dos profissionais de saúde.
UTI lotada
No caso dos 10 leitos de UTI, o superintendente do HC afirmou que são estruturas já existentes e que serão remanejadas para atender somente pacientes com novo coronavírus. Esse processo já começou e será concluído na semana que vem.
Segundo o superintendente, 75 pacientes estão internados no HC com síndrome gripal, alguns com muita gravidade.
Ele também atualizou que a UTI Covid-19 atingiu novamente 100% de ocupação nesta manhã, já que recebeu um paciente de Bragança Paulista. Antes, 29 das 30 estruturas estavam cheias.
Estadual de Sumaré
Outros 10 leitos de UTI devem ser abertos no Hospital Estadual de Sumaré (HES), que também é administrado pela Universidade Estadual de Campinas. Knobel não deu prazo para a abertura destas estruturas. O hospital é um dos que aparece na lista de quinta-feira (11) do governo estadual com ocupação de 100% na UTI.
Recursos estaduais
Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, durante coletiva no HC nesta sexta-feira (12)
Giuliano Tamura/EPTV
Knobel informou que o governo estadual se comprometeu com os recursos para os 10 leitos de UTI no HC, mas a universidade ainda negocia para receber verbas e custear os demais.
Sem a garantia da verba extra, a Unicamp utiliza “recursos extraorçamentários” para viabilizar os leitos, explicou o reitor.
“Nos leitos do HC, estamos discutindo a necessidade de recebermos recursos para que esses leitos possam ser mantidos. Esses recursos ainda não vieram também. Estamos realizando um esforço importante da universidade sabendo desse momento tão critico por qual passa o país e o sistema de saúde do país como um todo”, disse o reitor, em coletiva nesta sexta.
Cirurgias eletivas
Mesmo com a abertura dos novos leitos, o superintendente do HC prevê que a suspensão das cirurgias eletivas seja prorrogada. Inicialmente, a suspensão está marcada para acabar em 26 de março.
Oliveira Filho não espera que a demanda por atendimento reduza nas próximas semanas e afirma que os dez leitos de UTI que serão abertos devem ser ocupados logo.

Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs,...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....

Último pracinha de Campinas morre aos 101 anos: 'Legado de exemplo e dedicação à família'

Ex-combatente Justino Alfredo esteve em batalhas contra soldados nazistas na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Veterano enfrentava...

Em 100 dias à frente de Campinas, Dário entrega parte das ações, destaca combate à pandemia e defende lei de comissionados

Em janeiro, prefeito havia traçado plano de 72 metas, mas algumas não saíram do papel - como...
- Advertisement -