sexta-feira, abril 16, 2021

Maior da região, taxa de letalidade por Covid-19 em Valinhos supera médias do estado e Brasil


Percentual de pacientes que testaram positivo para a doença e morreram na cidade chega a 3,31%. Infectologista alerta para gravidade de novos casos por novas cepas do vírus. Covid-19: Valinhos tem maior taxa de letalidade entre 10 maiores cidades da região
Sofrendo com a pressão por leitos e o aumento no consumo de oxigênio, Valinhos (SP) é a cidade da região de Campinas (SP) com a maior taxa de letalidade por Covid-19. O índice de 3,31% é superior, inclusive, as médias do estado de São Paulo (2,9%) e do Brasil (2,4%).
A taxa de letalidade mostra o percentual de pessoas que tiveram a confirmação da doença e que vieram a óbito. Na região, Valinhos está bem à frente de municípios maiores, como Hortolândia (2,83%), Sumaré (2,78%) e Campinas (2,70%).
Taxa de letalidade por Covid-19 na região:
Valinhos: 3,31%
Hortolândia: 2,83%
Sumaré: 2,78%
Campinas: 2,70%
Americana: 2,49%
Indaiatuba: 2,39%
Mogi Guaçu: 2,10%
Para o infectologista Tufi Chalita, muito provavelmente os casos registrados em 2021 estão mais graves do que na primeira onda da pandemia.
“Isso se deve ao surgimento de cepas, como a cepa amazônica, a P.1, por exemplo, e também as variantes em cima dessa cepa. E quanto mais estamos circulando, maior a possibilidade de desenvolvimento de novas cepas, e delas serem mais agressivas e que se dispersem mais entre a população do que antes”, alerta.
Carro da empresa que abastece a UPA de Valinhos chega á unidade com carregamento de cilindros de oxigênios cheios.
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
Sobre os dados da letalidade, a prefeitura de Valinhos informou que trabalha para diminuir o contágio entre os moradores com ações de conscientização e fiscalização, e pede que a população colabore.
Nesta terça, no final da tarde, a UPA do município tinha 13 pacientes internados com Covid ou suspeita, sendo um deles intubado, à espera de vaga em UTI.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Taxa de reprodução da Covid-19 volta a subir em Campinas, mas segue indicando regressão da pandemia

Metrópole atingiu índice de 0,9 e resultados menores que 1 sugerem que casos...

Emdec bloqueia dois trechos do Jardim Londres para obras da Sanasa neste fim de semana

Bloqueios ocorrem entre as ruas Ferdinando Panattoni e Oswaldo Oscar Barthelson e no cruzamento das vias Geraldo Nogueira...

Shoppings de Campinas reabrem a partir de domingo com horário e capacidade limitada

Estabelecimentos voltam a funcionar das 11h até às 19h, com 25% da capacidade de lotação, após prefeitura anunciar...

Maranhão cria rede de acolhimento a pessoas com sequelas da Covid-19

Pacientes com sequelas da Covid-19 vão contar com um sistema de atendimento na saúde estadual. O governador Flávio Dino anunciou, nesta sexta-feira, a implantação...

Campinas regulamenta permissão para guardas municipais usarem armas particulares em serviço

Portaria publicada nesta sexta-feira regulariza uso de equipamentos considerados 'armas curtas' além da que a corporação fornece aos...
- Advertisement -