segunda-feira, abril 12, 2021

Mário Gatti e Ouro Verde ficam restritos a urgências, e atendimento para Covid em Campinas será em 3 novos centros; entenda mudanças


Prefeitura diz que medida serve para organizar e desafogar hospitais; centros do São Bernardo, Capivari e Costa e Silva ficarão exclusivos para sintomas respiratórios. Hospital Municipal Ouro Verde, em Campinas
Carlos Bassan
A prefeitura de Campinas (SP) informa que, a partir desta segunda-feira (15), os hospitais municipais Mário Gatti e Ouro Verde irão restringir os atendimentos a casos de urgência, emergência e trauma, sendo que três centros de saúde (São Bernardo, Capivari e Costa e Silva) serão abertos para atender exclusivamente pacientes com sintomas da Covid-19.
De acordo com a administração, os hospitais que atendem pelo SUS Municipal seguirão recebendo pacientes com Covid, mas de forma referenciada – ou seja, transferidos de outras unidades.
“Não estamos fechando as portas do Mário Gatti e do Ouro Verde, estamos abrindo mais três centros de saúde para ajudar a porta dos hospitais, evitando aglomeração, melhorando o atendimento. É uma medida de gestão de pessoas”, defendeu Lair Zambon, secretário de Saúde.
Ainda segundo a administração, a orientação é para que moradores com outros quadros de saúde procurem as demais unidades da atenção básica, na tentativa de desafogar os hospitais.
Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Campinas
“Os demais Centros de Saúde também terão horários reorganizados para otimizar o atendimento de pacientes com síndromes gripais. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Anchieta Metropolitana, Campo Grande e São José não terão mudança no funcionamento. A UPA Carlos Lourenço está operando como hospital de campanha Covid”, informa, em nota, a administração.
Falta de profissionais da saúde
A medida faz parte das ações da Secretaria de Saúde para evitar um colapso na rede, o que inclui a abertura de novos leitos e a reativação do Hospital de Campanha nos Patrulheiros. A maior demanda, entretanto, também afeta a disponibilidade de profissionais da saúde, e a prefeitura tem buscado médicos e enfermeiros residentes de outras áreas para reforçar a equipe.
“Residentes de outras áreas como dermatologia, ortopedia, por exemplo, podem ajudar no atendimento nas enfermarias”, disse Zambon.
Para ampliar o atendimento de pacientes com Covid-19, a administração também cogita remanejar profissionais que estão atuando na vacinação. Para isso, faz uma convocação de voluntários entre os recém-aposentados na área. Os interessados em atuar na imunização podem entrar em contato pelo telefone (19) 2116-0233 ou e-mail [email protected]
Covid: Secretário de Saúde de Campinas explica medidas para evitar colapso na rede
Tratamento em casa
Entre as medidas para desafogar a rede de saúde está a de transferir pacientes na reta final de recuperação, e com aval médico, para continuar o tratamento em casa.
A prefeitura dispõe de 200 concentradores de oxigênio, tanto para pacientes da rede pública quanto privada.
“Essa solução é para pacientes cujo único motivo de permanecerem internados é o fato de ter que ficar com O2 nasal. com esse equipamento, ele pode ir pra casa continuar a recuperação. O critério para essa alta deve ser do médico responsável pelo atendimento”, explica o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -