domingo, junho 13, 2021

Muito além da medicina


Atuação do oncologista André Deeke Sasse, CEO do Grupo SOnHe, vem transformando a imagem da oncologia de Campinas. 4 anos de atuação em grupo e 20 anos de experiência na busca pela qualidade de vida do paciente
Crédito: Isabela Martini
Tecnologia avançada, estudos científicos, medicamentos ultramodernos, imunoterapia, rastreamento genético, cirurgia minimamente invasiva, um arsenal para tratar os 625 mil novos casos de câncer esperado para cada ano do triênio 2020-2022 estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). É ciência a favor da vida. Mas, existe vida além dessa doença que quando diagnosticada muda a forma do indivíduo de encarar o futuro, além de ser um momento em que ele precisa de acolhimento e orientação. Foi pensando nisso que o reconhecido oncologista André Deeke Sasse há quatro anos se uniu a três jovens médicos e criou o Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, que vem modificando a imagem da oncologia de Campinas, praticando uma medicina baseada nos valores individuais do paciente com câncer e não voltada apenas no tempo de vida.
“Nossa maneira de atuar tem foco na pessoa. Realizamos um atendimento humano, com o acolhimento de forma integral, levando em consideração o lado social, espiritual e familiar de cada um. Tudo aliado fortemente com a ciência”, conta Sasse.

Crédito: Isabela Martini
O modelo de negócio é diferenciado: não existe uma clínica física, o Grupo SOnHe atua em importantes clínicas e hospitais de Campinas e região. Segundo Vinicius Correa da Conceição, também sócio do Grupo, o SOnHe nasceu não para prestar assistência somente e, sim, para ser uma solução completa em oncologia. “Você não pode ser esperança para alguém e trazer qualidade para alguém, se você não tiver esperança e qualidade. As pessoas do grupo estão focadas no bem-estar dos pacientes, mas também dos médicos. Montamos uma estrutura com médicos e não médicos com formação acadêmica exemplar. Estamos preparados na assistência, na gestão, treinamento, marketing, pesquisa clínica, controle de dados, seja para o mercado privado ou mercado público. Sempre com um olhar humano, carinhoso, com ética e responsabilidade. Somos um grupo que pensa em conjunto, que alia ciência à humanização e desenvolve um jeito diferente de fazer oncologia”, enfatiza o médico, que atua na Oncologia do Radium, do Hospital Madre Theodora, do Hospital Santa Tereza e é responsável técnico da Oncologia da Santa Casa de Valinhos.

Crédito: Isabela Martini
Para a oncologista, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, a terceira sócia do Grupo SOnHe, não há nada mais nobre do que poder contribuir verdadeiramente na vida do ser humano.
“Nós trabalhamos com valores semelhantes e intensos, o que nos une em um projeto que é motivador de nossas vidas e se torna um sonho realizado a cada dia. Espero que a oncologia possa um dia olhar mais para saúde e menos para o adoecimento e, que assim, a gente mais previna do que cure. E não menos importante, que a cada dia mais a ciência que tanto amamos e na qual tanto confiamos continue olhando mais para o ser humano individualmente, seus valores e propósitos”, enaltece a médica, que atua também no Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp.

Crédito: Isabela Martini
“Nosso grupo trabalha a mesma diretriz clínica de cuidado com o paciente, seja qual for a instituição. Todos os profissionais têm o mesmo ideal; o foco é sempre o paciente, mas não deixamos de cuidar um dos outros como uma família. Sempre com transparência, com carinho e na busca obstinada pela qualidade de vida. É um desafio constante, pois cuidamos de pessoas em um momento extremamente delicado, repleto de incertezas, mas com grande desejo de viver. Ter empatia é fundamental para entender esse momento e conseguir oferecer o melhor cuidado”, conta David Pinheiro Cunha, outro sócio do Grupo, membro da Diretoria Científica da disciplina de Cancerologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e com atuação na Oncologia do Radium, do Hospital Santa Teresa e do Hospital Madre Theodora.

Crédito: Isabela Martini
Cuidado integral e humanizado
O Grupo é formado por oito oncologistas, uma médica fellowship e dois hematologistas. Todos com funções na assistência e cuidado integral e humanizado do paciente, baseado em valor que vai além do monetário e, sim, no valor agregado na vida dos pacientes.“Somos médicos que fazem uma oncologia diferente. “Viva Mais. E Viva Melhor” é nosso guia de atuação. Pensamos na qualidade não apenas como algo mensurável por meio de indicadores. Pensamos na qualidade como excelência, na sua forma mais ampla. Para que ninguém receba tratamentos mais agressivos do que deve, nem menos intensos do que o necessário. E, para isso, temos base técnica impecável, para que tudo se encaixe de forma lógica e coerente. Que a cura seja um objetivo real, mas sem obstinação. Que a honestidade na comunicação seja acompanhada pela humanidade dos olhos nos olhos. Que os abraços e lágrimas sejam intensos e verdadeiros, e façam parte do cuidado médico”, explica Sasse, que também é diretor médico do Radium – Instituto de Oncologia de Campinas, coordenador geral dos departamentos de Oncologia do Hospital Madre Theodora e Hospital Santa Tereza, professor de pós-graduação na FCM-Unicamp e, atualmente, coordena o Departamento de Cancerologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

Crédito: Isabela Martini
CRM Médico Responsável: André Deeke Sasse – CRM – 91.384
Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais @gruposonhe.

Ultimas Notícias

Covid-19: Fiocruz garante entregas previstas de vacina até 10 de julho

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu neste sábado, 12,  um novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria-prima,...

Drive-thru da Campanha do Agasalho arrecada 29 toneladas de doações nas regiões de Campinas e Piracicaba

Ação ocorreu neste sábado das 8h às 17h em 23 cidades da área de cobertura da EPTV. Campanha...

Campinas vacina 25.518 pessoas no 3º Dia D de imunização contra a Covid; 25,4 mil receberam 1ª dose

Aplicação das doses foi feita por agendamento em 63 Centros de Saúde da metrópole neste sábado (12). Meta...

Corporação Villa-Lobos de Indaiatuba apresenta concerto virtual em homenagem ao Dia dos Namorados

Apresentação "O amor está no ar" é gratuita e pode ser assistida pelo canal do Youtube, às 20h....

Ponto Mis abre 250 vagas para oficina virtual de animação em Hortolândia

Encontros serão realizados virtualmente a partir da próxima segunda-feira até sexta, das 16h às 18h. Interessados devem se...
- Advertisement -