domingo, maio 16, 2021

Namoro selvagem: câmera a 30 metros de altura flagra acasalamento da maior ave de rapina das Américas


Registro é inédito e foi feito por pesquisadores do Projeto Harpia, no sul da Bahia; espécie está ameaçada de extinção; expectativa agora é pelo filhote. O registro inédito do acasalamento de harpias em um ninho no Sul da Bahia.
Projeto Harpia – Mata Atlântica/ Ufes
A cena de um namoro, a 30 metros de altura, chamou a atenção de toda a comunidade científica nos últimos dias: câmeras colocadas estrategicamente num ninho de harpia flagraram o momento do acasalamento do casal.
As imagens são inéditas, feitas por equipamentos colocados por pesquisadores do Projeto Harpia, no sul da Bahia, onde a espécie é estudada e monitorada há cerca de 15 anos. Se a reprodução de algumas espécies pode parecer algo corriqueiro, simples e comum, nesse caso representa algo muito além. A harpia, maior ave de rapina das Américas e a mais forte do mundo, está ameaçada de extinção no País, principalmente na Mata Atlântica.
Ninho está a uma altura equivalente a um prédio de 10 andares.
João Marcos Rosa
O Terra da Gente já mostrou o dia a dia num ninho como esse, quando um filhote era a atração. Mostramos também como a espécie, mais comum na Amazônia, vinha sendo estudada na Mata Atlântica. O flagrante deste casal na chamada “Costa do Descobrimento” é mais uma etapa deste trabalho junto aos poucos remanescentes do bioma.
A esperança de todos os pesquisadores – e agora a nossa também – é de que este grande ninho nas alturas abrigue um ovo e posteriormente um filhote, o que deve render ainda belas imagens já que a pequena harpia depende dos pais por até os três anos e pode demorar até sete para tentar encontrar um parceiro e se reproduzir.
Nossos repórteres conversaram com os responsáveis por esse projeto. Confira a reportagem completa no Terra da Gente deste sábado (10/04), a partir das 14h, na EPTV.

Ultimas Notícias

Furto de cabos de energia interrompe abastecimento de água em Santo Antônio de Posse

Cabos furtados são da bomba que faz a captação de água no Camanducaia...

Senai de Sumaré oferece dois cursos gratuitos de qualificação profissional para pintores

São 48 vagas e inscrições devem ser feitas on-line; aulas acontecerão presencialmente no mês de junho. O prédio...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste domingo, 16 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Arte coronavírus Comunicação/Globo As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 16 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

CPI da Pandemia recebe documentos sobre fraude na Saúde do DF

A CPI da Pandemia no Congresso já começou a receber as primeiras informações sobre fraudes na Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal....
- Advertisement -