domingo, maio 16, 2021

Nº de pessoas beneficiadas pelas doações do ISA aumenta em 52,7% no primeiro trimestre de 2021


Quantidade de alimentos saltou de 811 toneladas para 970, e Exército passou a auxiliar na distribuição dos produtos. Associação e Exército distribuem alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade
O número de pessoas beneficiadas pelas doações do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG ligada a permissionários da Ceasa de Campinas (SP), aumentou em, pelo menos, 52,7%, comparando os primeiros trimestres de 2020 e 2021. A quantidade de alimentos saltou de 811 toneladas para 970, e o Exército passou a auxiliar na distribuição dos produtos.
O assistente social do ISA, Erik Campos, explicou que são 600 doadores oficiais do instituto e que, por conta da pandemia da Covid-19, muitas empresas e civis têm procurado o local para fazer parte da corrente de solidariedade. A ação ajuda 180 entidades do estado de São Paulo, além de famílias que possuem renda per capta de até R$ 200.
Segundo Erik, os alimentos oferecidos são aqueles que não têm valor para o mercado, mas que não perderam a riqueza nutricional. “Passa por um processo de seleção, de higienização, de armazenamento e nós destinamos para famílias e entidades e entre os outros atendimentos”, explicou.
O aumento do número de pessoas necessitadas de doações se deve à crise causada pela pandemia da Covid-19, que fez com que muitas famílias perdessem a fonte de renda. “O público tem diferenciado, a quantidade de pessoas tem aumentado e essas doações são importantíssimas nesse momento”, complementou o assistente social.
Ajuda do Exército
Com o aumento de doações e de famílias que precisam de ajuda, militares do Exército entraram em ação para atender a demanda de distribuição.
“Nós passamos recolhendo, junto aos permissionários do Ceasa, os hortifrutis que são doados por eles. Nós trazemos para o ISA e, em conjunto com o pessoal do ISA, nós fazemos a separação, a limpeza e a embalagem desse hortifruti”, explicou o Tenente Vanderson Savioli.
O assistente social disse, em tom de agradecimento, que “essa mão amiga tem sido essencial, sem eles nada disso seria possível nesse momento”.
ISA aumenta número de doações de alimentos para famílias de Campinas (SP) e região
Reprodução/EPTV
Importância das doações
Durante a crise do novo coronavírus, o apoio da população para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade ganha ainda mais valor. “Essa doação para a comunidade é de extrema importância. As frutas, os legumes, as verduras são fundamentais para a saúde da população”, afirmou Rosa da Silva, presidente de uma ONG associada ao ISA.
Já a diarista Sueli Rodrigues foi afetada financeiramente pela situação atual e depende do auxílio da associação.
“Eu perdi meus empregos, só a minha menina que trabalha, a gente tem conta para pagar. Então, ajuda bastante”, relatou.
Como ajudar
A distribuição de alimentos é feita para moradores cadastrados e não é necessário ir à unidade do ISA buscar os produtos. Para receber as doações e demais orientações, é preciso ligar no telefone (19) 3476-1020.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Furto de cabos de energia interrompe abastecimento de água em Santo Antônio de Posse

Cabos furtados são da bomba que faz a captação de água no Camanducaia...

Senai de Sumaré oferece dois cursos gratuitos de qualificação profissional para pintores

São 48 vagas e inscrições devem ser feitas on-line; aulas acontecerão presencialmente no mês de junho. O prédio...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste domingo, 16 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Arte coronavírus Comunicação/Globo As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 16 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

CPI da Pandemia recebe documentos sobre fraude na Saúde do DF

A CPI da Pandemia no Congresso já começou a receber as primeiras informações sobre fraudes na Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal....
- Advertisement -