terça-feira, maio 18, 2021

O designer que coloca sua arte na cozinha


Conheça o pai que cozinha com os filhos ao mesmo tempo em que ensina matemática e resgata receitas de família, agora compartilhadas em um canal de vídeos. Gaspar Martins, entre os filhos Isabela e Heitor: preparo de receitas de família e muita interação com direito a ensinamentos práticos de matemática em tempos de quarentena
Crédito: Arquivo pessoal
Combinação de cores, efeitos especiais, uso de imagens em harmonia com as letras e o layout geral das páginas… tudo isso faz parte da rotina de Gaspar Martins, de 37 anos, publicitário e web designer, que trabalha na EPTV Campinas.
Ele, que foi responsável pela construção da página do concurso Tá Combinado, uma iniciativa da EPTV, em parceria com a Rede de Supermercados Savegnago e realização da OA Eventos, também se revelou um verdadeiro mestre na arte de cozinhar ao incluir fotos no layout prévio do site do concurso que “entregaram” sua habilidade.
Gaspar conta que foi aos sete anos, com a avó e a bisavó, nas cidades de São Bernardo do Campo e Santo André, que teve o primeiro contato com as panelas ao aprender a fazer arroz. A experiência da infância foi reforçada com outras memórias de delícias que os familiares faziam e ele provava. Tudo isso é replicado na vivência que ele tem hoje na cozinha com os filhos Heitor, de 10 anos, e Isabela, de 8. “Reproduzo receitas de família, trazendo meus filhos para perto da cozinha, com precaução. Eles vêm para me ajudar em tarefas mais simples”, afirma.
Com o isolamento social necessário por conta da pandemia de Covid-19, o ato de reunir a família na cozinha para preparar principalmente pratos salgados, preferência do web designer, tornou-se mais frequente. Enquanto ele faz comidas como hambúrguer, risoto de funghi e filé à milanesa com farinha e fubá, uma receita da já falecida avó Dulcinéia, contando com os seus auxiliares mirins, os ensinamentos de matemática entram nas conversas.
“Trabalhamos conceitos como medidas e cálculos relacionados à quantidade dos ingredientes, ou seja, relacionado ao que eles aprendem na escola. Eles adoram e para mim é muito gratificante”, diz.
Coxa e sobrecoxa de frango desossado com ervas e alecrim, arroz e uma redução de morango: conceitos de arte visual estão sempre presentes na apresentação dos pratos
Crédito: Arquivo pessoal
Da experiência na cozinha, nasceu um canal de vídeos
Aproveitando essa sintonia que Gaspar tem com os filhos ao preparar desde as comidas bem simples do dia a dia até pratos mais elaborados, e o objetivo de resgatar as receitas que fizeram parte da memória afetiva das famílias, não só apenas das pessoas que já não estão mais aqui, mas também de quem está distante fisicamente devido às limitações da pandemia, nasceu o canal Cozinhando em Família no Youtube. Veja um dos vídeos do canal.
Como as crianças gostam muito de ver vídeos na internet, foi uma forma de unir todos os gostos e habilidades e compartilhar com um maior número de pessoas que apreciam a culinária. Ali, ficarão registradas as formas de preparo de tudo o que faz sucesso na casa, inclusive as sobremesas, que ficam por conta da expertise da esposa, a produtora cultural Flávia Veridiana, de 43 anos. Entre os preparos que se pede “bis” por ali está o pudim de doce de leite, uma receita da avó dela.
O trio fazendo um brinde de suco e refrigerante na equipada cozinha de Gaspar: ao fazer receitas dos antepassados, surgiu a ideia de criar um canal de vídeos para que mais pessoas pudessem aprender
Crédito: Arquivo pessoal
Nos vídeos, é possível conferir as habilidades da formação de Gaspar na hora de montar os pratos. As características artísticas ficam evidentes.
“Uso o que aprendi na faculdade, como teoria de cores e composição, usando aquelas mais chamativas. Também me inspiro no trabalho de chefs que eu admiro, como Roberto Strongoli, Paola Carosella, Claude Troisgros, Leo Paixão, Erick Jacquin e Henrique Fogaça”, completa.
Como ele também é fotógrafo, antes de irem para a mesa, os pratos são devidamente fotografados e muitas vezes servem para deixar os amigos com água na boca a partir da troca de mensagens instantâneas. Tudo isso é feito na cozinha da residência da família em Indaiatuba. “Tenho um celular 2010, mas a minha cozinha é 2020, com todos os aparelhos e acessórios necessários”, diverte-se.
Hambúrguer preparado com blend de contrafilé, bacon e picanha: uma das especialidades do web designer contando com a ajuda dos filhos: ficar em casa também é sinônimo de diversão e oportunidade para exercitar a criatividade
Crédito: Arquivo pessoal
E na sua casa, você também faz pratos especiais e conta com a ajuda dos filhos para cozinhar? Se sim, participe do concurso Tá Combinado.
Clique aqui para acessar o regulamento.
Clique aqui para se inscrever pelo celular.
Clique aqui para se inscrever pelo desktop ou notebook.

Ultimas Notícias

Polícia Militar prende dois homens por tentativa de furto a salão de beleza em Paulínia

Dupla estava no interior de salão de cabeleireiro quando policiais chegaram e fizeram...

Veja quem são os 12 semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado

Entre as pessoas que se inscreveram, foram selecionadas as receitas que melhor combinam com o suflê de couve-flor;...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta terça, 18 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Leito de UTI Reprodução/TV Globo As prefeituras...

Polícia encontra idosa em situação de maus-tratos e prende filho por violência doméstica em Campinas

Vítima de 79 anos contou que era agredida pelo homem. Vizinha chamou a corporação após ouvir os gritos...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 18 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...
- Advertisement -