sábado, fevereiro 27, 2021

O que é “experiência” no varejo


Em meio às dificuldades enfrentadas pelos empresários, muito se fala em experiência de compra do consumidor, principalmente no setor varejista.
Divulgação: Acic
Em meio às dificuldades enfrentadas pelos empresários, muito se fala em experiência de compra do consumidor, principalmente no setor varejista. Uma experiência desafiada pelos novos comportamentos desse consumidor que hoje é mais antenado, exigente e sabe bem o que quer.
O marketing sensorial é uma das alternativas para propiciar, dentro da loja física, uma experiência diferenciada ao consumidor. Os consumidores não escolhem um produto baseado apenas no seu valor funcional, mas sim no que ele representa e pelos valores expressos por ele ou pela marca. Ele busca por experiências memoráveis capazes de despertar sensações e emoções.
Proporcionar experiências no varejo é criar laços que fortaleçam a relação com o consumidor. Isso pode ser feito por meio de narrativas e conteúdo intensos. Quando o consumidor se identifica com a marca ou com o produto tende a se comprometer mais fortemente com eles. A percepção do consumidor sobre a marca e a identificação com ela é essencial para criar uma relação longa e fiel. Por isso é tão importante buscar conexões entre marca/empresa e o consumidor.

Divulgação: Acic
As sensações podem funcionar para estabelecer essas conexões. Um fator muito importante que diferencia a compra física da compra digital está na sinestesia. Os consumidores precisam sentir, tocar, cheirar, ou seja, ter uma experiência emocional e experimentar de alguma forma os produtos antes de comprar um produto.
A sinestesia é a união de vários sentidos, é muito usada em campanhas publicitárias e por empresas e marcas para provocar no consumidor o desejo pela compra do produto.
Nesse sentido, as empresas devem criar para o consumidor a oportunidade de “Descoberta” da marca e abrir suas portas para os consumidores para que eles descubram sua história, seus valores, etc. Isso pode ocorrer, por exemplo, num showroom. São meios de revelar a identidade da marca, e contar histórias é importante no processo de construção da identificação com o consumidor.
É interessante fazer uso dos benefícios destas estratégias para ampliar as vendas. Diversas ideias simples podem fazer a diferença e, com um pouco de vontade, muitas ações desenvolvidas em setores que parecem distantes do nosso, podem ser aplicadas com sucesso em nossos negócios. Quem sair na frente terá todas as vantagens.
Participe da Semana do Varejo da ACIC, essa é a sua oportunidade de abrir a mente para o novo e mergulhar nas transformações que o varejo, hoje, exige de todos nós.
Serão palestras e workshops de alto impacto que vão mudar a sua visão de mercado. De 2 a 4 de março, online e totalmente gratuito!
Faça a sua inscrição CLICANDO AQUI!

Ultimas Notícias

Câmeras de segurança registram ação de suspeitos durante furto a loja de informática em Itapira

Ação da dupla causou um prejuízo de R$ 6 mil, segundo a proprietária....

Vizinhança se mobiliza para ajudar moradores do Jardim Samambaia após chuva forte em Campinas

Pelo menos 18 famílias ficaram desabrigados após a chuva que atingiu a cidade na sexta-feira (26), segundo a...

Covid-19: família de idoso registra boletim de ocorrência após falha durante vacinação em Vinhedo

Moradora relatou que enfermeira inseriu seringa vazia no braço do homem. Profissional de saúde foi ouvida na delegacia...

Campinas estuda acordo emergencial a 2 meses para fim de contrato do transporte público

Prefeitura avalia melhor formato para prestação do serviço após 29 de abril. Após ficar suspensa, nova licitação teve...

Covid-19: 91% dos brasileiros acreditam na eficácia das vacinas

Um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a empresa de programa de fidelização Dotz aponta que 91% dos brasileiros acreditam que as...
- Advertisement -