segunda-feira, abril 12, 2021

Paciente com Covid aguarda leito de UTI em hospital particular de Campinas: 'Não tem'


Homem teve falta de ar e descobriu comprometimento de parte do pulmão. Ele foi internado na enfermaria do Centro Médico, no distrito de Barão Geraldo, à espera de vaga em unidade de terapia intensiva. Paciente aguarda leito de UTI na rede particular em Campinas
Um homem com os pulmões comprometidos por causa da Covid-19 foi internado na enfermaria do Hospital Centro Médico, em Campinas (SP), e está à espera de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A situação foi relatada pela esposa dele nesta quinta-feira (18).
“O caso dele prescreve UTI e não tem UTI. Infelizmente, nós estamos nesse nível da saúde”, afirma a empresária e esposa do paciente, Marileia Maglio.
O esposo dela testou positivo no dia 11 de março. Voltou para casa após ser medicado e precisou voltar ao hospital por causa de falta de ar. Uma tomografia resultou em capacidade de 75% do pulmão e ele apresenta quadro de infecção, segundo Marileia.
“Só queria deixar claro que é uma doença muito ingrata e silenciosa, porque ele estava bem. Estava medicado, tranquilo e, do nada, veio essa infecção pulmonar”, afirma a empresária e esposa do paciente, Marileia Maglio.
O G1 procurou o hospital para comentar a falta de vagas de terapia intensiva, mas não teve retorno até esta publicação.
Marileia Maglio, empresária de Campinas, revela falta de UTI Covid em hospital particular da cidade e marido está na fila de espera.
Reprodução/EPTV
Colapso na rede particular
Também nesta quinta, a rede particular da metrópole deu sinais de colapso no atendimento a planos de saúde. O Hospital Beneficência Portuguesa anunciou que interromperá, a partir de sexta (19), o atendimento de urgências no Pronto-socorro (PS) para usuários de convênio da Unimed.
A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou que foi comunicada da restrição e informou que trata-se do primeiro hospital da rede privada da cidade a suspender atendimentos.
A rede particular enfrenta lotação na pandemia, e já havia suspendido a realização de cirurgias eletivas nesta quarta (17). A medida foi formalizada pela prefeitura em decreto no Diário Oficial desta quinta.
Falta de leitos é geral
A falta de vagas em UTIs para tratamento de pacientes com coronavírus vem sendo um problema crônico desde o início do ano na rede pública da região de Campinas. Pacientes já morreram na fila de espera pela vaga.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que a demanda por transferências de pacientes cresceu 117% em relação ao pico da pandemia, em meados de 2020. Disse que depende da disponibilidade de leitos e da condição clínica do paciente para realizar a transferência.
Irineu Follegatti, de 73 anos, aguardou por dias um leito de UTI Covid em Valinhos; ele morreu pouco tempo depois de conseguir
Reprodução/EPTV
Veja a situação das UTIs Covid pelo Brasil
Alta no preço do milho preocupa pecuaristas
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -