segunda-feira, abril 12, 2021

Papa-lagarta-cinzento: ave incomum é flagrada em Sertãozinho (SP)


Pouco se sabe sobre a espécie e são raros os registros no Brasil. Papa-lagarta-cinzento é ave incomum de ser observada e fotografada.
Deyb Ulisses/Arquivo Pessoal
Era um final de semana comum na vida do analista de controle de qualidade Deyb Ulisses, que vive em Sertãozinho (SP) e sempre sai para passarinhar na cidade com a bióloga e mulher Mirian Ikeda. No dia 21/02, no entanto, ele acabou indo sozinho atrás de novos registros. Às 6h30 já estava no carro, quando alcançou a estrada de terra e parou depois de vários quilômetros em uma região de mata ciliar em volta de lagos abandonados de antigas usinas da cidade.
“Estava tudo calmo, sem muito movimento de aves, até que por volta das 8h30 comecei a observar alguns encontros e coleirinhos em uma árvore. Logo em seguida, apareceu uma sabiá-poca e eu já estava feliz em observar e fotografar aquelas espécies. Para mim, todas as vezes que encontro uma ave é uma bênção”, conta Deyb que já registrou mais de 160 espécies.
Só que algo muito especial estava prestes a acontecer. Segundo o amante da natureza um casal de uma espécie diferente pousou nos galhos e chamou a atenção. “Eu estava há cerca de sete metros de distância e, mesmo usando uma camuflagem, senti que um deles olhou diretamente para mim e conseguiu me ver. A ave parecia arisca e com a sombra não conseguia olhar os detalhes, mas logo em seguida quando o casal voo para uma região mais aberta e o sol bateu percebi os olhos vermelhos e o bico curvado. Há 10 anos passarinhando na cidade, eu nunca tinha visto a espécie e sinceramente, não sabia qual era”, comenta.
Chegando em casa uma pesquisa revelou o mistério: era um casal de papa-lagarta-cinzento (Micrococcyx cinereus), espécie bem incomum de ser observada com pouquíssima documentação.
O papa-lagarta-cinzento se alimenta principalmente de insetos e larvas que apanha nas árvores.
Deyb Ulisses/Arquivo Pessoal
“A espécie é migratória, mas sabe-se muito pouco sobre seus deslocamentos. Aparentemente as populações do sul do Brasil, Argentina e Uruguai migram rumo ao norte nos meses mais frios do ano e acabam surgindo registros em São Paulo e outros estados do Sudeste. Mas é preciso dar sorte para encontrá-la. É como encontrar uma agulha no palheiro”, explica o ornitólogo Luciano Lima.
O papa-lagarta-cinzento mede aproximadamente 24 centímetros e se destaca pelos olhos vermelhos. Não há dimorfismo sexual e até hoje não se reconhece nenhuma subespécie. O animal possui comportamento furtivo e costuma viver em capoeirinhas e bordas, matas secas e caatingas.
Deyb conta que a ave foi registrada em apenas 17 estados brasileiros. Em São Paulo é o 23º registro, sendo o primeiro desta espécie em 124 anos da existência da cidade de Sertãozinho. “O que me deixa feliz e muito emocionado é saber que mesmo com tanta devastação na cidade, que sofre com a falta de áreas verdes em decorrência das usinas de cana, a gente continua conseguindo atrais as aves. Isso é incrível”, desabafa.
O biólogo Luciano Lima ainda ressalta a importância do registro do analista. “Registros como este são como peças de um grande quebra-cabeça e ajudam os ornitólogos a aprender mais sobre a espécie e demonstram como os observadores de aves e plataformas como Wikiaves podem ajudar a compreedermos melhor a biodiversidade brasileira.”.
Outra espécie registrada por Deyb que chamou a atenção na cidade foi um casal de colhereiro.
oto: Deyb Ulisses/VC no TG

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -