terça-feira, abril 13, 2021

Paulínia e Valinhos antecipam retorno à fase vermelha para conter avanço da Covid-19; veja restrição de circulação


Governo do estado colocou todas as regionais de saúde na fase mais restritiva do Plano São Paulo nesta quarta-feira (3), mas início estava programado para sábado (6). Valinhos enfrenta lotação de UTIs desde o início do ano. Vista da cidade de Valinhos, na região de Campinas; município entra na fase vermelha na sexta (5).
Reprodução/EPTV
As prefeituras de Paulínia (SP) e Valinhos (SP) decidiram antecipar para esta quinta-feira (4) e sexta (5), respectivamente, o retorno à fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. A alta taxa de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) motivou a decisão nas duas cidades.
O governo estadual aplicou a fase vermelha a todas as regionais de saúde na quarta (3), mas com início programado somente para o sábado (6). Campinas (SP) já havia adotado a restrição e a administração municipal de Hortolândia (SP) também aplicou a medida antecipadamente.
Restrições em Paulínia
De acordo com a prefeitura, apenas os serviços essenciais podem funcionar no município. O uso de máscara é obrigatório. O decreto 7.990 foi publicado nesta quarta e já está valendo, com duração de 15 dias. Veja os principais pontos:
Das 20h até as 5h, todos os dias, fica restrita a circulação de pessoas e mercadorias.
Só é permitida a realização de atividades essenciais, como serviços de saúde, de alimentação e de abastecimento. Veja detalhes sobre os setores no decreto.
Estão proibidas atividades que gerem aglomeração e fluxo intenso de pessoas.
Missas e cultos religiosos não podem ocorrer com participação presencial.
Bares e restaurantes não podem abrir para consumo local, mas delivery pode funcionar.
Fica suspenso temporariamente o funcionamento de salões de beleza, barbearias, academias de esporte de todas as modalidades, centros de ginásticas e dança, clubes esportivos de lazer, praças e parques públicos, cemitério municipal, além de equipamentos esportivos públicos, feiras livres, eventos e convenções,
Velório municipal seguirá restrições para sepultamentos.
Aulas nas escolas de rede privada estão suspensas.
Restrições em Valinhos
A cidade enfrenta desde o início de janeiro a lotação dos leitos de UTIs nos dois hospitais que possui, a Santa Casa e o Hospital Galileo. Recentemente, os leitos de enfermaria também ficaram comprometidos com pacientes com Covid-19.
A prefeitura anunciou a implantação de mais leitos de enfermaria – entre 8 e 12 – nos próximos 10 dias no Centro de Especialidades de Valinhos. A fase vermelha começa a valer na sexta (5) e vai até 19 de março. Veja os principais pontos:
Restrição de circulação, com barreiras sanitárias, no período das 20h às 5h.
Ficam fechados: comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza, cabeleireiros, academias, centros esportivos, clube sociais, parques públicos, bibliotecas e espaços públicos em geral.
Venda de bebidas alcoólicas fica proibida a partir das 20h.
Serviços de delivery e drive-thru (sem descer do carro) são permitidos.
Igrejas ficam fechadas.
Escolas ficam fechadas.
Ficam abertos: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias, estabelecimentos de saúde animal, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, supermercados, hipermercados, açougues e padarias.
PLAYLIST: Veja mais destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Vacinação: as razões do descompasso entre 1º e 2º dose no Brasil

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na manhã desta terça-feira,13, que cerca de 1,5 milhão de segundas doses...

Campinas libera Lagoa do Taquaral para treinos e competições de esportes aquáticos

Entidades, equipes e confederações precisam pedir autorização para a prefeitura. Modalidades permitidas são stand up pedal, natação, canoagem...

Campinas identifica 15,5 mil vacinados com 1 dose contra Covid-19 que moram fora da cidade e reforça exigências sobre endereço

Além do comprovante de residência, informações do Cartão SUS da pessoa que for tomar as doses também serão...

Brasil abriga a maior diversidade de plantas nativas do Mundo

Mais de 900 cientistas de 25 países colaboraram com a atualização da lista de espécies brasileiras; publicação "Flora...

PF cumpre mandados contra lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas em Viracopos

Dois mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária foram cumpridos em Navegantes (SC) e Guarujá...
- Advertisement -