domingo, maio 9, 2021

PF cumpre mandados contra lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas em Viracopos


Dois mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária foram cumpridos em Navegantes (SC) e Guarujá (SP). Ação é um desdobramento da Operação Overload. Mandados foram cumpridos em Navegantes (SC) e Guarujá (SP)
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (13), mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra crimes de ocultação de bens e capitais obtidos com lucros provenientes de tráfico internacional de drogas praticado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O esquema foi revelado em outubro de 2020 pela Operação Overload.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Navegantes (SC) e Guarujá (SP). Segundo a PF, os envolvidos responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou a partir da prisão de uma mulher que tentava transportar 474 comprimidos de MDMA escondidos em caixas de balas por Viracopos, em fevereiro de 2018. Ela vinha da Alemanha e tinha como destino o Guarujá.
Após a prisão da mulher, as investigações revelaram que havia mais pessoas envolvidas, formando, segundo a PF, “uma associação criminosa que enviou do exterior para o Brasil, utilizando-se do Aeroporto Internacional de Viracopos, 10 remessas de drogas, totalizando-se 4505 comprimidos de MDMA”. Todos os pacotes foram interceptados.
Droga apreendida pela PF tinha formato de chips
Polícia Federal/Divulgação
Outros aeroportos
Por conta das interceptações da Alfândega em Campinas, a associação criminosa teria migrado para outros aeroportos, já que foram realizadas apreensões semelhantes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.
A PF, porém, acredita que os traficantes conseguiram entregar dezenas de remessas ao país, movimentando um grande volume de droga desde 2012, ano em que dois integrantes foram presos em solo europeu tentando enviar MDMA para o Brasil.
A investigação destacou ainda que há “fortes indícios” de remessa do dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas, por meio de contratos cambiais. Desdobramento da Overload, a operação recebeu o nome de 1912, em referência ao ano em que a droga MDMA foi sintetizada pela primeira vez.
Operação Overload
Na data da Operação Overload, 32 suspeitos foram presos e dois morreram. Acesso a informações privilegiadas do esquema de segurança, ameaça a funcionários e transporte de drogas por trator, palets, malas e até com veículo de entrega de comida estavam entre os métodos de atuação da quadrilha revelados por investigadores da PF.
Viracopos, atualmente, é o maior terminal do país em volume de cargas movimentadas por via aérea e registra neste ano recorde nos indicadores, apesar dos reflexos gerados pela pandemia. Na ocasião, a concessionária do terminal destacou que colabora com as investigações sobre o caso.
Segundo a PF, a quadrilha é formada por brasileiros que ficavam responsáveis pelo fornecimento de cocaína que seria levada para a Europa. Além disso, o grupo aliciou funcionários que atuavam no aeroporto para que interferissem a favor da quadrilha nas atividades de logística do terminal.
Ainda de acordo com a investigação, entre os funcionários e ex-funcionários terceirizados de Viracopos que atuam com a quadrilha estão vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos e funcionários de empresas fornecedoras de refeições a tripulantes e passageiros, que eram os responsáveis pelo esquema de embarque das drogas nas aeronaves com destino ao exterior.
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
00:00 / 26:11
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Sputnik V: os entraves que ainda dificultam o uso da vacina no Brasil

Nenhum outro fabricante de vacina contra a Covid-19 encampou um embate público tão ruidoso com a Agência Nacional de...

Santo Antônio de Posse oferece palestra gratuita sobre fotografia de rua; veja como participar

Evento acontece no dia 10 de maio, das 18h às 21h, em conferência online. Ao todo, são 100...

Unicamp 2022: comissão divulga prazo para pedidos de isenção; veja critérios

Solicitações podem ser feitas a partir do dia 24 de maio, segundo a universidade. Assim como no ano...

Fogo próximo à linha férrea mobiliza bombeiros em Valinhos; vídeo

Chamas foram controladas rapidamente e ninguém se feriu. Corporação afirma que incidentes como esse são comuns durante o...

Carro capota e deixa duas mulheres feridas na SP-340 em Santo Antônio de Posse

Acidente aconteceu às 13h10 e uma das faixas ficou bloqueada por 30 minutos. Passageiras foram encaminhadas para a UPA de Jaguariúna. ...
- Advertisement -