domingo, maio 16, 2021

Pode Perguntar: Entenda a estratégia dos 3Qs para o planejamento da aposentadoria


Especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Junior explica como se proteger para possibilidade de novas restrições de benefícios. Não bastasse a divulgação das regras apertadas de acesso ao auxílio emergencial, o Governo Federal passou a defender publicamente uma nova reforma da Previdência, afirma o especialista em Previdência Hilário Bocchi Junior.
Esses passos de uma tendência restritiva de benefícios sociais, segundo ele, indicam a necessidade do planejamento previdenciário.
Proteção estratégica
Com tantas mudanças, muita gente não sabe por onde começar. A estratégia dos 3Qs da aposentadoria, de acordo com Bocchi Junior, é o caminho certo para planejar o benefício.
Definir, nesta ordem, quando vai se aposentar, quanto vai receber e qual benefício é o mais vantajoso, habilita o investidor a definir como vai contribuir até chegar a hora da melhor aposentadoria.
Agência do INSS
Reprodução / TV Santa Cruz
Quando?
Os benefícios são analisados com base no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o extrato previdenciário que contém os contratos de trabalho e os salários do segurado.
Esse documento pode ser obtido no site oficial do INSS. É o ponto de partida para definição do “quando” o segurado vai aposentar.
Com esse documento é possível simular as aposentadorias com direito adquirido, regras de transição e novas regras, considerando a possibilidade de conversão do tempo especial em comum e as regras diferenciadas das pessoas com deficiência.
Quanto?
Essa é a parte mais complicada do planejamento previdenciário porque tem que calcular e atualizar todos os salários desde 1994.
Quem tem direito de se aposentar com base nas regras de direito adquirido pode excluir 20% dos menores salários. Isso aumenta a média salarial.
Quem vai se aposentar com as novas regras aprovadas a partir da reforma de novembro/2019 não pode excluir todas essas contribuições, então a média cai. A aposentadoria por idade tem fórmula de cálculo diferente.
O segurado tem que definir quando vai se aposentar antes de querer saber o valor do benefício.
Qual?
O segurado que completar os requisitos para obtenção de mais de uma aposentadoria pode escolher a regra mais vantajosa.
O desafio é descobrir com antecedência qual aposentadoria será mais vantajosa, assim dá para resolver como as contribuições devem ser feitas evitando-se pagar mais do que vai receber.
Em alguns casos “não pagar” pode ser melhor que pagar. A Previdência nem sempre dá essa informação. Por isso o planejamento previdenciário é importante.
Leia mais notícias sobre aposentadoria e direitos trabalhistas
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Ultimas Notícias

Homem é atropelado e morre ao tentar atravessar Rodovia Santos Dumont, em Indaiatuba

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, vítima empurrava uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo, que...

Estudante é morta a facadas pelo companheiro em Santa Bárbara d'Oeste

Janaína Amorim Pereira da Silva, 24 anos, foi encontrada morta neste domingo (16) pela mãe e irmã; suspeito...

Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idades entre 70 e 79 anos chegou a 87,5% dos brasileiros. O quantitativo animador, porém, diz...

Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada nesta segunda

Evento começa às 10h e apresenta detalhes da maior estrutura científica do Brasil, instalada em Campinas (SP). Acelerador...

Com destaque no setor de serviço, região de Campinas inicia semana com 764 vagas de emprego

Levantamento do G1 mostra como se candidatar para postos de trabalho em 11 cidades. Em Hortolândia, há 120...
- Advertisement -