sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Polícia Federal de Campinas faz operação contra fraudes no auxílio-doença do INSS


Segundo a investigação, grupo obteve 40 benefícios irregulares, com prejuízo de R$ 500 mil. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em SP e contas de 31 pessoas foram bloqueadas. Polícia Federal deflagrou operação contra fraudes no INSS nesta terça-feira
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), uma operação contra um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com a investigação, o grupo obteve pelo menos 40 benefícios de auxílio-doença irregulares, causando um prejuízo de R$ 500 mil aos cofres públicos.
Ainda segundo a PF, na manhã desta terça-feira foi cumprido um mandado de busca e apreensão em São Paulo, além do sequestro de valores de contas bancárias de 31 pessoas, determinado pela 1ª Vara Federal de Campinas.
A operação recebeu o nome de Fiscela, por conta da suspeita de que funcionários do setor de recursos humanos das empresas eram ameaçados para que não denunciassem as fraudes ao INSS. A Polícia Federal apontou que dezenas de pessoas simulavam problemas de saúde e, com documentação falsa, conseguiam o benefício do auxílio-doença.
As investigações foram comandadas por uma força-tarefa formada pela PF e a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT). A apuração começou em 2018 depois do próprio INSS apontar irregularidades na concessão dos benefícios.
Os suspeitos são de Campinas, Paulínia (SP), Monte Mor (SP) e Sumaré (SP). O alvo do mandado de busca e apreensão desta terça se mudou de Paulínia para São Paulo no decorrer da investigação, por isso a ordem foi cumprida na capital paulista.
Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato, falsidade documental e ameaça, com penas que podem chegar a 10 anos de prisão.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Temporal alaga vias, inunda imóveis e derruba árvores em Campinas

Maior índice de chuvas foi registrado na Avenida Orosimbo Maia, com 46 milímetros...

Vinhedo abre processo seletivo para 12 vagas temporárias para médicos; veja áreas de atuação

Oportunidades são para profissionais das áreas de clínico geral, pediatria e medicina de família. Vinhedo abriu processo seletivo...

'Se tiver vacina para comprar, vamos comprar', diz Dário ao sinalizar Campinas em consórcio

Prefeito diz que aquisição pode ser feita com repasses de ministério ou remanejamento interno. Metrópole inicia na segunda-feira...

Mogi Guaçu restringe circulação e fecha farmácias e mercados; cidade é 1ª da região a adotar medidas mais restritivas

Regras passam a valer na madrugada de terça-feira (2) e foram adotadas após aumento em casos, mortes e...

Hortolândia recebe 2ª edição de festival de grafite neste final de semana

Intervenção artística ocorre sábado e domingo, das 9h às 18h, na Unidade Cultural 'Arlindo Zadi', bairro Jardim Amanda....
- Advertisement -