terça-feira, abril 13, 2021

Proporção de mortes por Covid-19 de idosos com mais 85 anos cai em Campinas e Devisa atribui à vacina


Comparação dos meses de março de 2020 e 2021 aponta que idosos nesta faixa etária representavam 40% do total de óbitos, índice que reduziu para 12,31%. Diretora do Devisa de Campinas mostra dados da eficiência da vacinação contra a Covid-19
As mortes de idosos com mais de 85 anos representaram, em março de 2020, 40% do total de vítimas pela Covid-19. No mesmo mês deste ano, o índice que caiu para 12,31%, segundo os dados apresentados nesta terça-feira (6) pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Para a diretora do órgão, Andrea Von Zuben, o percentual menor se deve à vacinação contra o coronavírus.
Apesar da queda percentual, o total de mortes em março deste ano foi muito superior ao de um ano atrás, quando a pandemia estava no começo e a cidade registrou apenas cinco óbitos. O mês passado foi o mais letal, superando o pico da primeira onda.
“Por faixa etária, pessoas de zero a 84 anos respondiam por 60% dos óbitos de Campinas em 2020, e as pessoas com mais de 85 respondiam por 40%. Hoje, após a vacinação, com cobertura total, duas doses aplicadas e o tempo de 15 dias após a segunda dose, que é o tempo para a imunidade estar completa, as pessoas de mais de 85 anos respondem a 12% (…). Então teve uma queda bastante impactante, mostrando que a vacina tem funcionado”, disse Andrea.
Ainda que a proporção tenha caído, Andrea atenta para o fato de que houve mortes de idosos com mais de 85 anos que, em tese, estariam imunizados. No entanto, afirma que a grande maioria foi contaminada entre a primeira e segunda doses.
Andrea Von Zuben, diretora do Devisa de Campinas, aponta que proporção de mortes por Covid-19 em idosos com mais de 85 anos caiu após vacinação
Manoel de Brito
“Então a gente volta a dizer para não ter a falsa sensação de segurança: ‘tomei a vacina e posso estar exposto’?’ Você ainda corre o risco de adquirir a infecção, então por isso que ainda tem 12% que evoluíram para óbito, mas que se infectaram antes”.
A vacinação de idosos com mais de 85 anos começou em 11 de fevereiro na metrópole. Segundo a prefeitura, todos os moradores desta faixa etária foram imunizados e a cidade também aplicou doses em moradores de outras cidades. O percentual de vacinação em relação ao público alvo foi de 120% de 85 a 89 anos e de 129% para mais de 90 anos. Ao todo, são 11,5 mil pessoas.
Atualmente, profissionais de saúde e idosos com 68 anos ou mais se imunizaram. Na segunda-feira (5), a cidade começou vacinar agentes de segurança, novo público-alvo incluído pelo governo estadual.
Veja quem pode ser vacinado hoje em Campinas
Mortes
Nesta terça-feira, Campinas bateu o recorde de mortes totais causadas pelo novo coronavírus e registradas em 24 horas. Foram 69 óbitos, o que elevou o balanço para 2.526.
Drive-thru para comércio
Nesta terça-feira, a prefeitura também informou que vai liberar, a partir de quarta-feira (7), a venda por drive-thru para o comércio em geral. O modelo estava restrito aos serviços de alimentação e saúde. Outra mudança foi a autorização para bares e restaurantes comercializarem produtos por meio de retirada no local.
No sistema drive-thru, os clientes buscam os produtos em frente ou no estacionamento do comércio, mas sem que saiam dos carros. Já na retirada, é permitida a saída do veículo, desde que a pessoa não entre no restaurante ou bar.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -