domingo, março 7, 2021

Região de Campinas atinge marca de 4 mil mortes por Covid-19


Levantamento considera os 31 municípios na área de cobertura do G1 Campinas. Para infectologista, cenário pode se tornar ainda mais trágico sem conscientização popular. 15/05: Paciente com Covid-19 chega ao Hospital de Campanha de Campinas
Osvaldo Furiatto/Divulgação
Um ano após o início da pandemia, a região de Campinas (SP) atingiu, nesta terça-feira (16), a marca de 4 mil vidas perdidas em decorrência da Covid-19. O levantamento foi realizado com base nos dados fornecidos pelas prefeituras dos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus e mortes pelo Brasil
Conheça os brasileiros que perderam a vida na pandemia
A marca foi atingida 70 dias após o registro de 3 mil mortes pela doença na região, totalizando, em média, 14 óbitos por dia no período. Dentre as mortes registradas, 1.760 ocorreram em Campinas, o equivalente a 44% do total.
Nos primeiros 40 dias de 2021, a metrópole registrou a média de uma morte por Covid-19 a cada três horas, superando o total de óbitos pela doença do último trimestre do ano anterior. Além disso, o primeiro mês do ano foi o que mais registrou novos infectados – 10.382.
A lista dos municípios com mais vítimas tem na sequência Indaiatuba (SP), Sumaré (SP), Americana (SP) e Hortolândia (SP). O total de moradores infectados, até o momento desta publicação, chega a 164.806 em toda região.
Cenário preocupante
A médica infectologista Raquel Stucchi, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, vê o aumento no número de óbitos com preocupação. “O cansaço é geral, todos nós estamos cansados do isolamento, do uso de máscaras, mas o novo coronavírus e sua variantes ainda não se cansaram”, afirma.
“Os gestores aumentaram os leitos, garantiram profissionais para trabalhar nos leitos de atendimento à Covid, e agora falta a população fazer a sua parte. Acho que cada pessoa tem que saber que ela tem o dever, a obrigação de contribuir para controlar a pandemia. […] Se não fizermos isso, nosso cenário será ainda mais trágico”, alerta a médica.
Para Raquel, além de uma escassez nos leitos disponíveis para atendimento, o crescimento exponencial do número de mortes na região também reflete uma falha no tratamento de pacientes diagnosticados com a doença.
“Uma das possibilidade é que os pacientes estejam fazendo uso de medicações que não têm comprovação e não são eficazes para o tratamento da fase aguda, e eles aguardam em casa melhorar, só que eles não melhoram e chegam muito tarde no hospital. Isso a gente tem visto também”, destaca.
Raquel Stuchhi, médica infectologista da Unicamp, vê o aumento no número de óbitos com preocupação
Reprodução/EPTV
Vacinação
Em paralelo ao avanço da pandemia, as cidades da região de Campinas têm intensificado esforços para vacinar a população. No interior de São Paulo, a aplicação da primeira dose do imunizante foi realizada em 18 de janeiro de 2021, em uma técnica de enfermagem do HC da Unicamp.
Vacina contra Covid-19 em Campinas: veja quem pode ser vacinado hoje
Desde então, os imunizantes disponíveis foram distribuídos entre os municípios e a campanha, em sua 1ª fase, atende profissionais da saúde, em especial os de linha de frente, e idosos. Segundo o governo estadual, a região possui, até esta terça, 123.589 vacinados.
Ao todo, 20 cidades da região já começaram a aplicar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. A aplicação deve obedecer ao prazo estipulado no Plano Nacional de Imunização (PNI) de acordo com o definido pelas fabricantes das vacinas que foram disponibilizadas no Brasil até o momento, a CoronaVac e a AstraZeneca.
VÍDEOS: veja tudo sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Motociclista morre após bater em carro na estrada da Rhodia, em Campinas

Samu constatou o óbito do homem de 42 anos no local; condutor do...

Nº de ocorrências na delegacia eletrônica sobe 47% na região de Campinas durante a pandemia

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que foram 134 mil registros pela web, o que representa 34,3%...

Procura por teste de detecção de anticorpo aumenta 2.000%

Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 houve um aumento de 2.000% na procura por testes de detecção de anticorpos neutralizantes contra o...

Fase vermelha: fiscalização multa dois estabelecimentos e interdita academia em Campinas

Operação ocorre na noite de sexta-feira (5) e visitou 17 comércios no Centro e Cambuí. Prefeitura diz que...

'Gatos' de energia em Piracicaba e Campinas abasteceria 27 hospitais durante um ano, diz companhia

Crescimento de fraudes na pandemia foi de 138,47% em Piracicaba, e de 14,7% em Campinas segundo CPFL. ...
- Advertisement -