segunda-feira, abril 12, 2021

Região de Campinas ultrapassa 6 mil mortes por Covid-19


Levantamento considera dados dos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas. Metrópole reúne 40,9% do total de vidas perdidas desde o início da pandemia. Campinas concentra maioria das mortes por Covid-19 na região
Carlos Bassan / PMC
A região de Campinas (SP) ultrapassou a marca de 6 mil mortes pela Covid-19, na noite desta segunda-feira (5), em meio ao momento mais crítico da pandemia e com vacinação que contemplou com duas doses apenas 3,4% da população dos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
As 1 mil histórias interrompidas mais recentemente foram contabilizadas pelas prefeituras no período de 18 dias. Este é o intervalo mais curto para um aumento com esta dimensão desde o início da crise sanitária e reflete as últimas semanas marcadas por UTIs lotadas e pacientes à espera de leitos em várias cidades, enquanto as administrações tentam frear a circulação do vírus com ações restritivas.
As primeiras 1 mil vidas perdidas foram verificadas nos quatro primeiros meses da pandemia, em 2020. Depois disso, no intervalo de 40 dias, este número dobrou. O total de óbitos subiu para 3 mil em dezembro, enquanto que o indicador de 4 mil histórias interrompidas foi batido em 16 de fevereiro.
A região alcançou a marca de 5 mil óbitos em 19 de março. Desde esta data foram registrados mais 21,1 mil moradores infectados, o que fez o total chegar a 218.940 até esta publicação. Veja gráfico.
Leia mais sobre casos e óbitos em cada município
Acompanhe a evolução da vacinação na região de Campinas
O balanço atualizado até 19h desta segunda reúne 6.002 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Neste grupo, 2.457 foram divulgadas até 17h em Campinas – o equivalente a 40,9% do total neste grupo. A cidade confirmou a primeira morte provocada pela enfermidade em 30 de março de 2020 e, no mês de março deste ano, teve o mês mais letal desde o começo da crise sanitária.
Depois da metrópole, as outras quatro cidades mais populosas da região são as que têm mais vítimas: Sumaré (SP), Indaiatuba (SP), Americana (SP) e Hortolândia (SP). Em contrapartida, Pedra Bela (SP), com seis óbitos e população estimada em 6,1 mil moradores, tem a menor quantidade.
Pressão na saúde
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Departamento Regional de Saúde (DRS-7) de Campinas, que abrange 42 cidades, registrava taxa de ocupação de UTIs Covid em 92,7% até 14h desta segunda-feira. Já o índice nos leitos de enfermaria correspondia a 75,1%.
Durante o dia foram registradas 207 novas internações, baixa de 7,2% em relação à semana anterior.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -