Levantamento abrange os 31 municípios na área de cobertura do G1 Campinas, uma população de 3.472.383 habitantes. Espírito Santo do Pinhal lidera entre cidades que mais vacinaram, com 5,7% dos moradores. Vacinação contra Covid-19 no estado completa 1 mês e região de Campinas imunizou 3,9% da população
Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas
Um mês após a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 no estado de São Paulo, a região de Campinas (SP) contabiliza, segundo dados do Vacinômetro do governo estadual, 3,9% da população vacinada. Ao todo, 135.515 pessoas receberam doses do imunizante até esta terça-feira (16)
O levantamento, com dados atualizados no sistema na manhã desta quarta (17), abrange os 31 municípios na área de cobertura do G1 Campinas, uma população total de 3.472.383 habitantes, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.
Na relação das cidades que mais vacinaram, Espírito Santo do Pinhal ocupa o primeiro lugar após ter imunizado 2.536 dos 44.471 moradores – o equivalente a 5,7%.
Em seguida, aparecem Campinas, com 5,53%; Mogi Mirim, com 5,4%; e Amparo, com 4,99%. A cidade com o menor índice proporcional de pessoas vacinadas é Hortolândia, com 2.168 (ou 0,95%) dos 234.259 moradores imunizados. Veja, abaixo, o número de vacinados e o percentual da população em cada um dos 31 municípios da região de Campinas.
Os números se referem ao sistema de controle dos imunizados no estado, o Vacivida, e podem ser diferentes dos contabilizados pelas prefeituras, devido à rotina de atualizações de cada município.
Em todo o estado, 3,1% da população foi imunizada até esta terça-feira, e ainda não há data definida para que todos os idosos com mais de 60 anos comecem a receber a primeira dose. Dentro dos grupos prioritários, já começaram a receber a vacina os profissionais de saúde, idosos que vivem em instituições e idosos com mais de 85 anos.
Indígenas e quilombolas também foram prioridade na primeira fase da campanha e, segundo o governador João Doria, toda esta população já foi vacinada.
O governador de SP, João Doria, segura uma dose da Coronavac, a vacina do Instituto Butantan e do laboratório chinês Sinovac.
Divulgação/GESP
Campanhas
Um dia após a primeira dose do estado ser aplicada na capital, teve início a vacinação no interior de São Paulo com a aplicação em uma técnica de enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp. Desde então, os imunizantes disponíveis foram distribuídos na primeira fase da campanha.
Vacina contra Covid-19 em Campinas: veja quem pode ser vacinado hoje
Ao menos 20 cidades da região já começaram a aplicar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O complemento do imunizante deve ser ministrado de acordo com o prazo estipulado no Plano Nacional de Imunização (PNI), que segue o estabelecido pelas fabricantes das vacinas disponibilizadas no Brasil até o momento, a CoronaVac e a AstraZeneca.
A AstraZeneca enfrentou problemas em duas de suas fábricas, o que atrasou entregas de sua vacina
Getty Images via BBC
m Campinas, o agendamento para aplicação de doses segue aberto para idosos acima de 85 anos. Além disso, a cidade já começou a ministrar a 2ª dose da CoronaVac aos primeiros profissionais de saúde atendidos via agendamento.
Em um comunicado divulgado na plataforma de agendamento, a administração municipal disse que a ampliação para novos grupos “será realizada de acordo com o repasse de novas doses determinado pela Secretaria de Estado da Saúde. No entanto, a pasta estadual já informou que não enviará novas doses dos imunizantes para o município nesta semana”.
Centro de vacinação contra a Covid-19 em Campinas (SP)
Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas
Vacinação interrompida
Em Sumaré, a prefeitura informou, na sexta-feira (12), a interrupção da campanha de imunização de idosos a partir de 80 anos após o esgotamento das doses. Em nota, a administração disse aguardar o envio de novos lotes por parte do governo estadual para retomar a vacinação.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, porém, o município ainda possui doses disponíveis, já que teria aplicado “5,7 mil doses do imunizante, ou seja, somente 53,3% do quantitativo recebido”. Ao todo, foram enviadas 10,8 mil doses à cidade, diz a pasta.
À EPTV, afiliada da TV Globo, a superintendente de Vigilância em Saúde de Sumaré, Denise Barja, explicou que das 10,8 mil doses enviadas pelo estado, cerca de 8 mil já foram aplicadas, enquanto outras 2.680 são destinadas à segunda dose do imunizante e, por isso, não podem ser utilizadas no momento.
Na noite desta terça, a Prefeitura de Paulínia também informou a interrupção da campanha de imunização no município a partir desta quarta (17). Segundo a administração, apenas parte dos profissionais da área da saúde e idosos com mais de 85 anos puderam ser vacinados com as doses disponibilizadas até o momento.
VÍDEOS: veja tudo sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil
Veja mais notícias da região no G1 Campinas