Ouça o primeiro episódio da série que abordará, em março, a natureza na música brasileira. Ouça o podcast Sons da Terra do dia 04/03 sobre a relação de Chitãozinho e Xororó com a natureza
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Você com certeza conhece a dupla Chitãozinho e Xororó, mas já parou para pensar na origem desse nome? No podcast Sons da Terra de hoje o repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e o biólogo Luciano Lima falam sobre o Inhambu-chintã (Crypturellus tataupa) e o Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris), as aves que inspiraram o nome da dupla. Os cantores comentam que levaram em conta características das espécies para definir quem seria o Chitãozinho e quem seria o Xororó.
Este é o primeiro episódio da série sobre a natureza na música brasileira. Todas as quintas-feiras do mês de março, a equipe do Terra da Gente vai falar no podcast sobre os artistas que cantam a nossa biodiversidade e como a fauna e a flora inspiraram essas referências da música nacional.
Na imagem, respectivamente, inhambu-chintã e inhambu-chororó, aves que inspiraram o nome artístico de Chitãozinho e Xororó
Jefferson Leite/Arquivo Pessoal e Adilson Marques/Arquivo Pessoal
Ouça outros episódios:
Temido por uns, admirado por outros… conheça as características do morcego
Conheça os pássaros que preveem fenômenos climáticos
Uma das serpentes mais temidas; saiba mais sobre a cascavel
Conheça um dos sons mais exóticos da mata atlântico, o canto da ‘araponga’
Conheça curiosidades sobre o Jacaré-açu, um dos maiores predadores aquáticos do Brasil
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.