terça-feira, abril 13, 2021

Sons da Terra 11/03: as aves que inspiraram a obra de Luiz Gonzaga


Acauã e asa-branca são espécies mencionadas no segundo episódio da série do podcast. Podcast ‘Sons da Terra’ do dia 11/03 apresenta a natureza nas música de Luiz Gonzaga
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
No segundo episódio da série sobre a natureza na música brasileira, os repórteres do Terra da Gente Ananda Porto e Marcelo Ferri conversam com o biólogo Luciano Lima sobre a obra de Luiz Gonzaga. Ele era um profundo conhecedor da caatinga e se inspirava na natureza para compor e cantar. Acauã (Herpetotheres cachinnans), asa-branca (Patagioenas picazuro), galo-de-campina (Paroaria dominicana) e assum-preto (Gnorimopsar chopi) são apenas algumas das espécies nas letras do rei do Baião.
A série faz parte de um projeto que, durante todo o mês de março, contará histórias de artistas da música nacional que cantam a nossa biodiversidade e se inspiram na fauna e a flora. No primeiro episódio, as aves inhambu-chintã (Crypturellus tataupa) e inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris) ajudaram a explicar a origem do nome da dupla Chitãozinho e Xororó.
Cardeal-do-nordeste também é conhecido como galo-de-campina e é mencionado na letra de ‘Estrada de Canindé’
Fabrício Corsi/VC no TG
Veja também as reportagens do Terra da Gente que contaram sobre a vida do Rei do Baião e a relação com a natureza
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
Ouça outros episódios:
Conheça a origem do nome Chitãozinho e Xororó
Bonito e briguento: conheça o beija-flor-tesoura
Conheça o canto do quero-quero, ave comum em áreas planas e de vegetação rasteira
Conheça uma nova espécie de baleia descoberta na costa do México
Qual o impacto dos fogos de artifício nos animais silvestres?
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Ultimas Notícias

Região de Campinas tem 51 mil aptos à tarifa social de energia, mas que estão fora do cadastro

Levantamento mostra que famílias que se enquadram nos critérios do benefício deixam de...

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, revelou...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...

Lentidão na aplicação de doses lota posto de imunização contra Covid-19 em Campinas

Prefeitura afirma que sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que gerou espera. Morador relata demora de até uma...
- Advertisement -