domingo, maio 16, 2021

Sons da Terra 22/04: a natureza que cura até mesmo pelos fones de ouvido


Podcast revela o poder curativo dos sons da Terra, muito buscados na pandemia. Podcast “Sons da Terra” de 22/04 fala sobre o poder curativo da natureza no Dia da Terra
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Desde o início da pandemia as buscas por termos como “Sons da Natureza”, “Barulho de Chuva” e “Som de Cachoeira” aumentaram muito na internet. Em meio à tanto caos, muita gente passou a ouvir a natureza para cuidar da saúde mental. No YouTube um dos vídeos mais populares tem o título “8 Hours Relaxing Nature Sounds” (8 Horas de Sons Relaxantes da Natureza) já ultrapassou 5 milhões de visualizações. Segundo a plataforma, a procura por vídeos para dormir e relaxar em todo mundo aumentou 40% entre fevereiro e maio do ano passado, fase crítica da Pandemia.
Neste episódio de Sons da Terra os repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e o biólogo Luciano Lima falam sobre o poder curativo do contato com o meio ambiente, mesmo que seja pelo fone de ouvido ou tela do computador. No Reino Unido pesquisadores da Faculdade de Medicina Brighton e Sussex submeteram um grupo de voluntários à barulhos da cidade, como de carros, obras, avião, e outro aos sons de cachoeira, vento nas folhas, passarinhos.
A equipe descobriu que nas pessoas que ouviam sons naturais a conectividade do cérebro refletiu um foco de atenção voltado para fora. Já nos que ouviam sons artificiais, a conectividade do cérebro refletia um foco de atenção direcionado para dentro, semelhante aos estados observados na ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e depressão.
Sons de cachoeira, chuva e aves estão entre os mais procurados para relaxar
Foto: Ananda Porto/TG
Ouça outros episódios:
A importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza
O dia da mentira e as aves que enganam observadores
A natureza na vida e na obra de Tom Jobim
Descubra o que é um ‘cuitelinho’, cantado na música caipira
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Ultimas Notícias

Homem é atropelado e morre ao tentar atravessar Rodovia Santos Dumont, em Indaiatuba

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, vítima empurrava uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo, que...

Estudante é morta a facadas pelo companheiro em Santa Bárbara d'Oeste

Janaína Amorim Pereira da Silva, 24 anos, foi encontrada morta neste domingo (16) pela mãe e irmã; suspeito...

Vacinação: 87% dos brasileiros de 70 a 79 anos receberam ao menos uma dose

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com idades entre 70 e 79 anos chegou a 87,5% dos brasileiros. O quantitativo animador, porém, diz...

Superlaboratório Sirius 'abre as portas' ao público com visita virtual guiada nesta segunda

Evento começa às 10h e apresenta detalhes da maior estrutura científica do Brasil, instalada em Campinas (SP). Acelerador...

Com destaque no setor de serviço, região de Campinas inicia semana com 764 vagas de emprego

Levantamento do G1 mostra como se candidatar para postos de trabalho em 11 cidades. Em Hortolândia, há 120...
- Advertisement -