segunda-feira, abril 12, 2021

Tiziu albino: caminhoneiro de Piracicaba (SP) faz vídeos e fotos de ave rara


Filhote deixou que o observador se aproximasse; especialista destaca riscos da mutação. Após dar um voo de quase 10 metros com muita dificuldade, tiziu albino chamou a atenção do observador na avenida
Decio Barcelos/VCnoTG
O registro foi de parar o trânsito, de certa forma, literalmente. O motorista de caminhão Decio Barcelos saía para o trabalho pela na avenida José Trevisan em Piracicaba (SP) quando não se conteve ao ver uma ave completamente branca tentando voar. Ele parou o veículo para poder observar mais de perto e se deparou com um achado muito raro, segundo especialistas. Estava diante de um filhote de tiziu albino.
“Vi aquele pontinho branco voando com dificuldade e fui ver o que era. Assim que fui chegando mais perto ouvi o piado e ao fundo do vídeo dá para ouvir bem os pais cantando. Só pelo som, eu já sabia que era um tiziu”, comenta ele que sempre teve um vínculo forte com a roça e foi muito acostumado a reconhecer a vocalização da ave que parece até “dizer seu próprio nome” ao cantar.
Tiziu albino foi registrado em estrada de Piracicaba (SP); registro é raro
Com pouco mais de 10 centímetros de comprimento, o macho do tiziu é completamente preto, resplandecendo até mesmo um brilho azul-metálico. Embora as fêmeas e os indivíduos jovens sejam de cores oliva, marrons e amareladas, é surpreendente encontrar uma ave com mutação genética que a torne toda branca.
É o que explica o biólogo especialista em aves, Luciano Lima. “É muito raro encontrar animais completamente albinos na natureza. O albino é o animal que é incapaz de produzir qualquer tipo de pigmentação. Assim não apenas a coloração das penas fica branca, mas nos olhos a falta de melanina faz com que fiquem rosados”, afirma.
Tiziu é uma ave que pode ser encontrada por todo o Brasil e também é chamada de saltador, veludinho, papa-arroz e bate-estaca
Rudimar Narciso Cipriani/Acervo Pessoal
Decio Barcelos notou bem essa característica na ave encontrada. “Ele ficou um tempo parado e eu achei até que não enxergava, por conta do olho vermelho. Cheguei com a mão a um palmo dele e foi então que se assustou”, conta. É possível que o contato tão próximo entre a ave e o observador esteja relacionado ao fato dela ser um filhote, que ainda não sabe se defender e até mesmo reconhecer os predadores.
Mas a pouca idade não é a única característica que ameaça esse tiziu diferente. “A maioria dos animais albinos são muito raros, porque é difícil de sobreviverem durante muito tempo. Há perda completa, em muitas espécies, da camuflagem, o que faz com que chamem muita atenção nas florestas. A melanina também é muito importante para manter a estrutura das penas das aves mais forte. Esse desgaste maior que ocorre nas aves albinas pode dificultar o voo e exigir que se nutram com mais alimentos”, explica o biólogo Luciano Lima.
Tiziu albino foi visto em alambrado próximo a avenida de Piracicaba (SP)
Decio Barcelos/VCnoTG
Para o motorista do caminhão o caso raro foi sinal de sorte, mas deixou a curiosidade de saber se o pequeno tiziu se adaptará bem à natureza ou se será uma presa muito fácil. No meio das questões, o observador também sonha com uma cena que gostaria de ter visto dessa ave tão curiosa: “queria mesmo era ter flagrado o pai tratando de um filho branco, aí sim teria uma foto boa. Mas não vi mais o tiziu por lá”, comenta.
Flagrante raro: bacurau albino foi registrado em Iguaba Grande (RJ)
Urubu albino ‘rouba a cena’ durante passarinhada
Legado das Águas é refúgio para raras antas albinas

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -