terça-feira, abril 13, 2021

Toque de recolher em Campinas tem 1ª noite com circulação reduzida, impacto no comércio e desrespeito


Medida foi adotada na fase emergencial do Plano São Paulo e começou a valer nesta segunda-feira (15). Das 20h às 5h, somente pessoas que buscam serviços essenciais podem circular pela metrópole. Primeira noite do toque de recolher em Campinas tem lojas fechadas e pouco movimento
A primeira noite de toque de recolher na fase emergencial do Plano São Paulo para conter o avanço da Covid-19 nesta segunda-feira (15) teve circulação reduzida de pessoas e impactos no comércio. Quem trabalha em serviços essenciais, fez questão de usar uniforme para justificar estar fora de casa.
“Pra mim não tem outra saída. Inclusive eu vim até com uniforme, porque se a polícia me pegar, eu tô com uniforme, estou trabalhando.”, disse a atendente Antônia do Carmo.
A medida é válida entre 20h e 5h e tem o objetivo de reduzir a infecção por coronavírus em todo o estado. A expectativa é reduzir em 4 milhões o número de pessoas em circulação nas ruas no período em SP.
Fase emergencial para conter Covid começa a valer na região de Campinas; veja o que muda
Veja restrições específicas para Campinas, segundo decreto municipal
Rua 13 de Maio, que concentra grande movimentação no comércio central de Campinas, ficou vazia na primeira noite do toque de recolher
Alexandre de Jesus/EPTV
O comércio de rua percebeu a mudança. Um vendedor de lanches relatou queda de 50% no número de clientes nas primeiras horas do toque de recolher.
“Eu dependo desse fluxo de gente e tá muito difícil agora. Lógico que eu entendo também a pandemia, sei que é complicado, e aderi agora ao delivery, uma nova forma que o governo abriu pra gente trabalhar e tô lutando pra ver o que a gente vai conseguir.”, contou Dailde Rodrigues.
Comércio de lanches no Centro de Campinas se adapta ao delivery para poder funcionar na fase emergencial do Plano SP
Alexandre de Jesus/EPTV
O comércio não essencial estava fechado, mas houve quem praticasse esportes, segundo apontou uma moradora. No Centro, um grupo de jovens estava sem máscara e também havia famílias circulando de bicicleta.
“[Percebi redução] mais ou menos. O povo jogando bola na praça… Não vai adiantar.”, disse a balconista Isabela Fernanda.
Nesta segunda, a metrópole ultrapassou o número de 2 mil mortes, e os casos positivos de coronavírus já somam 74.715.
Jovens estavam sem máscara no centro de Campinas na primeira noite do toque de recolher para conter a Covid-19
Alexandre de Jesus/EPTV
A fase estabelecida pelo governo estadual é a mais restritiva já adotada desde o início da pandemia, e foi a alternativa encontrada para reduzir o número de casos graves e internações. As cidades da região estão com leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 lotados.
Sem multa ou punição
Não há previsão de multa ou punição para quem descumprir o toque de recolher, mas as autoridades responsáveis pela fiscalização vão orientar as pessoas que retornem para as suas casas.
Forças policiais vão intensificar a fiscalização de eventos irregulares, festas clandestinas e estabelecimentos que desrespeitarem as normas. Viaturas da Polícia Militar estiveram em locais de maior movimento na região central nesta segunda para verificar o cumprimento das medidas.
Viatura da Polícia Militar faz fiscalização na primeira noite do toque de recolher em Campinas
Alexandre de Jesus/EPTV
PLAYLIST: Veja vídeos de assuntos de destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...

Lentidão na aplicação de doses lota posto de imunização contra Covid-19 em Campinas

Prefeitura afirma que sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que gerou espera. Morador relata demora de até uma...

Campinas tem mais 46 mortes por Covid-19 e total vai a 2.701; casos aumentam para 85,9 mil

Balanço divulgado pela prefeitura na tarde desta terça-feira (13) mostra mais 566 moradores infectados. Vítimas são 31 homens...
- Advertisement -