segunda-feira, abril 12, 2021

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 13 de março de 2021


Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/Arte-G1
Campinas (SP) vive neste sábado (13) uma realidade bem diferente de um ano atrás. Naquele 13 de março de 2020, a prefeitura confirmava o primeiro caso positivo da doença que colocaria o sistema de saúde à beira do colapso. De lá pra cá, 73,9 mil moradores testaram positivo e 1.997 perderam a batalha para a Covid-19.
Há centenas de internados e outros tantos à espera de leitos, mas a taxa de ocupação de UTIs aponta uma rede no limite. Passados 365 dias, os números mostram que o primeiro ano da pandemia está entre os mais trágicos da história da metrópole.
1 ano da pandemia de Covid em Campinas: veja fatos que marcaram
Um ano de pandemia em Campinas
73.912 casos confirmados
1.997 mortes
1.741 pacientes que morreram tinham doenças preexistentes
256 pacientes que vieram a óbito não tinham outras doenças
A vítima mais jovem foi uma criança de 5 anos
A vítima mais velha tinha 110 anos
Seja por uma nova variante ou não, os números de vítimas da Covid-19 assustam. Como efeito de comparação, é como se um morador viesse a óbito pela doença, em média, a cada quatro horas.
Exaustão e resiliência
No primeiro ano de pandemia em Campinas (SP) e região, o novo coronavírus destruiu famílias, impôs medidas restritivas inéditas há gerações e revelou a incapacidade de parte da sociedade, incluindo inúmeros gestores públicos país afora, em assumir a responsabilidade coletiva de salvar vidas. Escancarou, também, a resiliência de profissionais de saúde que agora se arriscam em uma segunda onda aparentemente mais avassaladora.
“A gente vai conseguir vencer isso”, diz médico e diretor hospitalar de Hortolândia diante de uma realidade desafiadora e exaustiva na saúde.
Diretor do Hospital de Hortolândia relata superlotação e apela para que população se cuide
Para marcar a data do primeiro caso confirmado na metrópole do interior de SP, o G1 conversou com profissionais de saúde que atuam na linha de frente.
Um diretor de hospital da região, uma médica da atenção básica, um enfermeiro de hospital de referência e um técnico de enfermagem que voltou ao trabalho após 8 meses contam suas experiências; veja aqui.
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 188.907 registros positivos da doença e 4.664 mortes nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Vacinados
Total de pessoas que receberam ao menos 1 dose: 201.657 (5,81% da população)
Total de pessoas que receberam 2 doses: 77.883 (2,24% da população)
Total de doses aplicadas: 279.540
42 dias de coma e prêmio na Mega
Rogério Maria é uma das 73.912 pessoas que contraíram Covid-19 em Campinas (SP). Entretanto, sua trajetória torna a recuperação uma conquista ainda maior. Dos 68 dias internado, 42 foram em coma induzido, entubado. A alta e reabilitação desafiadora dividiram espaço com a sorte, ganhou num bolão parte do prêmio da Mega-Sena da Virada em 2020.
“Aprendi a viver mais feliz. Mesmo com todas essas sequelas, mas ainda vou superá-las. Não desisti e não desisto jamais.”.
Após 42 dias em coma com Covid-19, morador de Campinas precisa reaprender andar
O analista de sistemas de 51 anos, pai de dois filhos, foi infectado em julho, pico da primeira onda da pandemia. A piora no quadro veio rápido e ele ficou hospitalizado na Casa de Saúde de Campinas.
Em dezembro, a família recorreu a uma vaquinha online para ajudar nas despesas com o tratamento. Não imaginavam que também teriam sorte com um bolão da Mega-Sena da Virada. O grupo no qual Rogério estava acertou cinco dezenas, e cada um recebeu o valor líquido de R$ 7.325,26. Veja a história completa.
VÍDEOS: tudo sobre a vacinação no Brasil
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -