sábado, abril 17, 2021

Unicamp: Tom Zé e Mario Saad vão disputar 2º turno de consulta para definir novo reitor


Consulta teve 10,3 mil votos de docentes, estudantes e funcionários; abstenção foi de 70,4%. Candidatos ficaram à frente de Sérgio Salles-Filho e nova votação será em 24 e 25 de março. Praça em frente ao prédio da reitoria da Unicamp, em Campinas
Fernando Pacífico / G1 Campinas
Os candidatos Tom Zé e Mario Saad vão disputar o 2º turno da consulta para definir o novo reitor da Unicamp, em votação marcada para os dias 24 de 25 de março. Eles receberam os maiores percentuais de votos ponderados no 1º turno e ficaram à frente de Sérgio Salles-Filho, de acordo com apuração divulgada pela universidade estadual por volta das 18h10 desta quinta-feira (11).
A definição do reitor, contudo, só irá ocorrer após envio da lista com os nomes dos três candidatos participantes ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para que seja realizada a nomeação. Tradicionalmente é escolhido para o cargo o candidato mais votado pela comunidade acadêmica.
A consulta inclui docentes, estudantes e funcionários. Ela foi por votação eletrônica, com e-voto.
Votos por categoria aos candidatos a reitor da Unicamp
O sucessor do físico Marcelo Knobel deve tomar posse em 19 de abril, será o 13º reitor da história da Unicamp e o mandato vai até dezembro de 2024. Confira abaixo as propostas dos candidatos.
O resultado deve ser formalizado na lista tríplice que será enviada ao governador de São Paulo em sessão marcada para 6 de abril no Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação.
Resultados por categoria
A votação do primeiro turno, realizada entre 8h30 de quarta-feira e 17h30 desta quinta-feira chegou ao fim com 10,3 mil votos entre os 35,1 mil possíveis. A abstenção geral foi de 70,4% e o resultado indica que o grupo com maior adesão foi o de professores, enquanto o de estudantes teve mais ausentes.
Colégio eleitoral para escolha do novo reitor da Unicamp
No primeiro turno da consulta em 2017, por exemplo, a Unicamp contabilizou 9 mil votos, embora o colégio eleitoral fosse de 38 mil. O maior índice de abstenção foi de estudantes, o equivalente a 92,5%. O índice de ausentes foi de 32,7% entre servidores, e o menor, de 12,7%, verificado para docentes.
Propostas dos candidatos que vão ao 2º turno
A apresentação, abaixo, ocorre por ordem de votos ponderados no 1º turno da consulta acadêmica.
Tom Zé – Faculdade de Engenharia de Alimentos
Tom Zé, candidato a reitor da Unicamp em 2021
Antonio Scarpinetti / Unicamp
Vice: Maria Luiza Moretti (“Luiza”)
Clique para ler o programa de gestão
Mario Saad – Faculdade de Ciências Médicas
Mario Saad, candidato a reitor da Unicamp em 2021
Antoninho Perri / Unicamp
Vice: Marco Aurélio Zezzi Arruda (“Zezzi”)
Clique para ler o programa de gestão
No site da Secretaria Geral há, ainda, link para sites de campanha e e-mails para contato.
Expectativas e valorização da sociedade
O presidente da Comissão Organizadora da Consulta (COC), professor Pascoal Pagliuso, afirma que as campanhas têm apresentado nível elevado e foco em planos para melhorias da universidade. Segundo ele, o propósito das chapas não fica limitado aos campi diante do atual contexto político no Brasil.
“Querem levar a Unicamp para além dos muros, aproximá-la da sociedade e das decisões científicas de todas as áreas. Fazer com que todos conheçam o valor dela enquanto universidade pública, gratuita e referenciada”, avalia.
Como votar?
A votação será eletrônica e, por isso, a universidade diz que cada participante deve garantir que a conta de e-mail institucional esteja ativa e operacional.
“Caso use e-mail de redirecionamento, o provedor indicado não deverá bloquear a entrega de mensagens originadas pelo remetente [email protected], ou exigir passo de confirmação para liberar a mensagem do referido remetente”, diz nota da assessoria.
A universidade destaca, em outro trecho, que antes da pandemia já trabalhava na infraestrutura para permitir consulta remota antes da pandemia, e que o voto eletrônico é usado “há mais de uma década”.
Além disso, admite que o processo atual permite voto nulo, mas adianta que pretende discutir modificação de legislação interna para que eles sejam eliminados. “Em sistemas eletrônicos não existe por definição a possibilidade de voto nulo, que eleições em papel tinham. Quanto menos modificações no software original, melhor do ponto de vista da transparência do processo”, diz texto.
Clique aqui e veja edital do processo
Perfil da Unicamp
A universidade tem orçamento estimado em R$ 2,84 bilhões, incluindo R$ 208,6 milhões de uma reserva financeira com objetivo de cobrir déficit de anos anteriores e o total previsto neste exercício.
Atualmente, ela é responsável por 8% da pesquisa acadêmica no país e tem 37 mil alunos matriculados em 65 cursos de graduação e 158 de pós. Já o quadro de funcionários ativos é formado por aproximadamente 2 mil professores e 7,1 mil servidores técnico-administrativos.
Além dos campi instalados em Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP), a universidade estadual também contabiliza as áreas de dois colégios técnicos – Cotuca (Campinas) e Cotil (Limeira) – além do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, em Paulínia (SP).
Estudantes no campus da Unicamp, antes da pandemia da Covid-19
Antonio Scarpinetti / Unicamp
VÍDEOS: veja notícias de Campinas e região
Veja mais informações no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Pesquisa revela que forma grave de Covid-19 pode afetar os olhos

Uma pesquisa brasileira revela que a Covid-19 pode causar lesões sérias e irreversíveis nos olhos de pacientes que tiveram...

Taxa de reprodução da Covid-19 volta a subir em Campinas, mas segue indicando regressão da pandemia

Metrópole atingiu índice de 0,9 e resultados menores que 1 sugerem que casos estão em queda. Devisa afirma...

Emdec bloqueia dois trechos do Jardim Londres para obras da Sanasa neste fim de semana

Bloqueios ocorrem entre as ruas Ferdinando Panattoni e Oswaldo Oscar Barthelson e no cruzamento das vias Geraldo Nogueira...

Shoppings de Campinas reabrem a partir de domingo com horário e capacidade limitada

Estabelecimentos voltam a funcionar das 11h até às 19h, com 25% da capacidade de lotação, após prefeitura anunciar...

Maranhão cria rede de acolhimento a pessoas com sequelas da Covid-19

Pacientes com sequelas da Covid-19 vão contar com um sistema de atendimento na saúde estadual. O governador Flávio Dino anunciou, nesta sexta-feira, a implantação...
- Advertisement -