sábado, junho 12, 2021

Vacina Covid: veja cronograma para grávidas e puérperas sem comorbidades nas 10 maiores cidades da região de Campinas


Campinas começou agendamento nesta segunda-feira (7) e Indaiatuba também iniciou cadastro das mulheres do grupo. Valinhos antecipou em uma semana a liberação de vacinas e aguarda mais doses para reabrir. Mulheres grávidas sem comorbidades já podem se vacinar contra Covid-19
Reprodução/EPTV
Grávidas e mulheres que tiveram bebês em até 45 dias e que não possuem problemas de saúde (comorbidades) começam a ser imunizadas esta semana contra a Covid-19 na maioria dos municípios do estado, seguindo o cronograma do governo de SP. Na região de Campinas (SP), a metrópole abriu o agendamento nesta segunda-feira (7), Indaiatuba iniciou cadastro e Valinhos espera mais doses para reabrir a agenda para essas mulheres, que havia sido antecipada em uma semana.
Guia: veja quem pode tomar a vacina hoje em Campinas
Acompanhe a evolução da vacinação contra Covid nas 31 cidades da região
A previsão do governo estadual é de iniciar a vacinação dessas mulheres no estado ao menos a partir da quinta-feira (10).
Gestantes só podem ser imunizadas com CoronaVac ou Pfizer; já as puérperas têm a opção da AstraZeneca nas cidades que optaram por manter o uso desta vacina desde a recomendação da AstraZeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O G1 fez um levantamento nas dez cidades mais populosas da região sobre esta nova etapa da imunização, que antes estava restrita a gestantes e puérperas com comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Veja o planejamento das prefeituras abaixo.
Americana
Americana informou que aguarda receber a grade de vacinas destinadas a este público para iniciar a vacinação. A prefeitura estima cerca de 1,5 mil gestantes sem comorbidades, mas não divulgou um número aproximado de puérperas.
Campinas
A metrópole abriu às 14h desta segunda o agendamento para gestantes e puérperas, que serão vacinadas com Pfizer. As datas possíveis para a aplicação são nesta semana. Segundo a prefeitura, uma população estimada em 14 mil mulheres. O agendamento deve ser feito pela página de vacinação de Campinas.
Que vacina é essa? Pfizer Biontech
Hortolândia
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informou que o município tem previsão de iniciar a imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades a partir da próxima quarta-feira (9).
O agendamento também é feiro pela página da administração municipal.
Indaiatuba
Indaiatuba abriu nesta segunda-feira (7) o cadastramento de gestantes e mães recentes sem comorbidades para fazer a contagem de doses que serão necessárias. O formulário deve ser preenchido no site de vacinação da prefeitura.
O início da vacinação, segundo a Secretaria de Saúde do município, depende da chegada de doses para estes grupos de mulheres. Até esta segunda, 106 grávidas com comorbidades foram imunizadas e 14 puérperas.
Mogi Guaçu
Procurada pelo G1, a prefeitura não divulgou a previsão para a vacinação desses grupos de mulheres contra a Covid-19.
Mogi Mirim
Mogi Mirim não abriu o agendamento ainda. A Secretaria de Saúde aguarda o recebimento da grade de vacinação específica para esse grupo prioritário.
“Para iniciar a vacinação desse grupo (grávidas e puérperas), a Secretaria de Saúde aguarda as instruções do DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista. Segundo o PEI (Plano Estadual de Imunização), elaborado pelo governo estadual, a previsão para início da aplicação dos imunizantes é a próxima quinta-feira (10)”, esclareceu a administração municipal.
Aproximadamente 825 mulheres devem ser vacinadas, conforme a estimativa da prefeitura. No caso das gestantes e puérperas com comorbidades, foram vacinadas 77 pessoas até esta segunda.
Que vacina é essa? Coronavac
Paulínia
Paulínia ainda não iniciou o agendamento para esse grupos de mulheres. “A liberação dos agendamentos para novos grupos ou faixas etárias ocorre sempre 48 horas após o recebimento das vacinas, que são enviadas pelo Plano Nacional de Imunização do Governo Federal”, explicou a prefeitura.
A população pode acompanhar a divulgação da programação pelo site da administração municipal ou pelas redes sociais da prefeitura no Facebook e Instagram.
Sumaré
A Prefeitura de Sumaré não abriu agendamento ainda, mas informou que vai acompanhar o cronograma do estado. SP definiu como a próxima quinta-feira (10) para a imunização geral desses grupos de mulheres.
Valinhos
Valinhos é a única entre as dez maiores cidades da região de Campinas que já começou a vacinar contra Covid-19 as grávidas e puérperas que não possuem problemas de saúde. O agendamento para esse grupo foi aberto em 27 de maio, e a primeira dose foi aplicada no dia 31.
“Não teve tanta procura por comorbidades e, então, pudemos antecipar”, disse a administração municipal. Foi a mesma situação das faixas etárias de comorbidades, também antecipada para 18 anos ou mais no município.
Até esta segunda-feira, 238 gestantes e mães recentes sem comorbidades foram imunizadas na cidade, e a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de mais doses para reabrir o agendamento, feito pela internet na página do município. O acompanhamento da abertura de vagas deve ser feito pelo site da prefeitura.
Vinhedo
Vinhedo não abriu o agendamento ainda. A previsão é que as doses para grávidas e puérperas chegue na próxima quinta-feira (10). Assim que as vacinas chegarem, a imunização vai começar imediatamente, disse a prefeitura.
O município já imunizou 39 gestantes e puérperas com comorbidades, de um total de 150 vacinas recebidas para esses grupos.
Grávida, Daniele Mendes também recebeu a vacina contra a Covid-19 em Manaus
Eliana Nascimento/G1
Próximos grupos previstos pelo governo de SP
55 e 59 anos: de 1º a 20 de julho
Profissionais da educação de 18 a 46 anos: de 21 a 31 de julho
50 a 54 anos: de 2 a 16 de agosto
45 a 49 anos: de 17 a 31 de agosto
40 a 44 anos: de 1º a 10 de setembro
35 a 39 anos: de 11 a 20 de setembro
30 a 34 anos: de 21 a 30 de setembro
25 a 29 anos: 1º a 10 de outubro
18 a 24 anos: 11 a 31 de outubro
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Guarda encerra festa com 150 pessoas em Campinas durante blitz da pandemia; Valinhos faz barreira sanitária

Além das barreiras sanitárias, equipes fiscalizaram aglomerações e festas clandestinas nas cidades. ...

Polícia investiga disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo

Imagens do circuito de segurança flagraram o momento que os explosivos caem na garagem. Uma pessoa foi detida....

Dia dos Namorados: Campinas tem movimentação intensa no comércio e restaurantes esperam alta de 50%

Manhã de sábado foi de alta circulação de consumidores pelas ruas do Centro. Cenário diferente do ano passado,...

Polícia prende homem com carro de luxo roubado em Campinas

Suspeito foi avistado durante patrulhamento no bairro Jardim Novo Campos Elíseos, nesta sexta-feira (11). Veículo roubado foi recuperado...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste sábado, 12 de junho

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Testagem Covid-19 Divulgação As prefeituras da região...
- Advertisement -