sábado, junho 12, 2021

Violeiro de Campinas celebra 20 anos de carreira e lança novo álbum com sequência de lives


João Paulo Amaral é músico e professor de viola caipira. Para o lançamento do álbum, artista fará 7 apresentações nos meses de junho e julho. João Paulo Amaral lança álbum autoral de músicas de viola
Cláudia Geronymo
O violeiro de Campinas (SP) João Paulo Amaral vai fazer uma sequência de lives para celebrar 20 anos de carreira e lançar seu novo álbum “Aço da Terra”, que mistura ritmos contemporâneos e as raízes caipiras do musicista. A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (11), às 20h, em conjunto com o baterista Cleber Almeida.
Já a segunda está marcada para o dia 19 de junho, às 11h, em parceria com o violinista Ricardo Herz. Ainda estão previstas mais cinco lives de apresentação do álbum até o final do mês de julho, a serem divulgadas na página do músico.
As transmissões acontecem através do canal do YouTube do violeiro e o álbum completo já está disponível em plataformas digitais.
O álbum Aço da Terra é composto por 11 faixas de João Paulo Amaral em parceria com outros artistas. Além do conteúdo autoral, a obra também apresenta canções de nomes como Milton Nascimento.
Cada uma das faixas recebe influência de diferentes gêneros da música, como arrasta-pé, polca, chamamé, pagode caipira, moda de viola, cateretê, toada, samba e jazz em diferentes afinações da viola. De acordo com o músico, o repertório foi construído ao longo dos últimos 10 anos.
Além de João Paulo na viola caipira, voz, arranjos e direção musical, o álbum tem Alberto Luccas no contrabaixo acústico, Ana Luiza na voz, Cleber Almeida na bateria, Ricardo Herz no violino e Valdo na voz.
Desafios na pandemia
O músico destaca os obstáculos e impostos pela pandemia para a produção cultural. “Um dos músicos contraiu Covid-19 durante a gravação e teve sequelas. Além da falta de contato com o público, tivemos outras dificuldades por esse contexto.”, aponta João Paulo.
O violeiro ainda apontou que não era ativo nas plataformas online, mas se viu diante da necessidade de mudar os hábitos para se aproximar do público. “Publiquei um diário com 40 episódios do processo criativo e os bastidores. Meu público também não é tão presente nas redes sociais, mas foi uma das adaptações que tive que fazer pela pandemia e que gerou uma interação muito bacana”, afirma o músico.
Trajetória
João Paulo Amaral é natural de Mogi das Cruzes (SP) e tem contato com a música desde criança. A partir disso, se graduou em violão e guitarra pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui mestrado em música de viola, especializado em Tião Carreiro, um dos maiores nomes da viola caipira do Brasil.
O violeiro também é professor na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim e idealizador do Festival Viola da Terra. Além da carreira solo, é integrante do trio Conversa Ribeira e diretor da Orquestra Filarmônica de Violas.
João Paulo Amaral é músico há 20 anos e professor de viola na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim
Cláudia Geronymo
PLAYLIST: Veja mais assuntos de Campinas e região
*sob supervisão de Marcello Carvalho
Veja mais notícias da região em G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Dia dos Namorados: Campinas tem movimentação intensa no comércio e restaurantes esperam alta de 50%

Manhã de sábado foi de alta circulação de consumidores pelas ruas do Centro....

Polícia prende homem com carro de luxo roubado em Campinas

Suspeito foi avistado durante patrulhamento no bairro Jardim Novo Campos Elíseos, nesta sexta-feira (11). Veículo roubado foi recuperado...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste sábado, 12 de junho

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Testagem Covid-19 Divulgação As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 12 de junho de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

Base Estelar de Campinas faz convenção de ficção científica neste sábado

Grupo de fãs do gênero, em parceria com a prefeitura, transmite o evento a partir das 14h no...
- Advertisement -