domingo, setembro 26, 2021

Coronavírus sobrevive até 28 dias em celular e dinheiro, diz estudo

O novo coronavírus pode sobreviver em superfícies como celulares, notas de dinheiro e aço inoxidável por até 28 dias, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Virology Journal. O período é muito mais longo do que se pensava anteriormente e reforça a necessidade de desinfetar superfícies e lavar as mãos constantemente.

Leia nesta edição: os planos do presidente para o Supremo. E mais: as profundas transformações provocadas no cotidiano pela pandemiaVEJA/VEJA

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Centro Australiano de Preparação para Doenças (ACDP, na sigla em inglês) realizaram experimentos com o SARS-CoV-2 em ambiente controlado. Como estudos anteriores mostraram que a luz ultravioleta pode reduzir a sobrevivência do vírus, os testes foram realizados no escuro.

Os resultados mostraram que a uma temperatura ambiente de 20ºC, o SARS-CoV-2 permanece ativo por 28 dias em superfícies lisas, como telas de celulares e notas de dinheiro. Já o vírus da gripe, por exemplo, pode sobreviver apenas 17 dias nas mesmas circunstâncias.

Conforme a temperatura aumenta, seu tempo de sobrevivência diminui. A 30º C, a taxa de sobrevivência caiu para sete dias e a 40º C, o vírus sobreviveu apenas 24 horas. Ele também sobreviveu menos tempo em superfícies porosas, como o algodão.

Os pesquisadores ressaltam que o experimento não foi realizado em condições naturais, já que o tempo todo estava escuro, mas alertam que os resultados comprovam a importância de higienizar as mãos e superfícies. Embora a principal foram de transmissão do coronavírus seja por meio do contato direto com gotículas de pessoas doentes e por aerossóis, também é possível contrair a Covid-19 ao tocar em superfícies infectadas.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Você conhece a uva Chardonnay?

Marco Antonio Carbonari é um produtor e especialista em vinhos que possui uma...

Você sabe a diferença entre “Enólogo”, “Enófilo” e “Sommelier”?

Marco Antonio Carbonari é especialista em vinhos e proprietário da vinícola Villa Santa Maria. Hoje ele nos elucidou...

O que você precisa saber sobre a uva Cabernet Sauvignon

Que os vinhos elaborados com a uva Cabernet Sauvignon são apreciados por todo o mundo você já sabe,...

Frederico Gayer Machado de Araújo dá dicas para economizar durante viagens

Viajar é preciso e, sem dúvidas, a maioria de nós concordamos que não há nada melhor. Entretanto, viajar...

Aplicativos que todo viajante deve conhecer – por Frederico Gayer Machado de Araújo

O avanço da tecnologia facilita - e muito -, diversos aspectos da nossa vida e, sabendo disso, Frederico...
- Advertisement -