O crescimento do conceito de economia circular, baseado na redução, reutilização e recuperação de materiais e energia, já provoca impactos no comércio da região de Campinas (SP). Um levantamento do Sebrae mostra que o fortalecimento nesse formato de negócio, de venda de produtos usados, com aumento de 12% no segmento em todo o estado de SP – somente na região, houve abertura de 69 novas empresas do ramo no 1º semestre de 2022.
Entre os negócios que prosperam nessa onda estão o de venda de roupas usadas, popularmente conhecidos como brechós, mas que nessa “versão 2.0” apresentam novos formatos, mais próximos das boutiques e lojas convencionais.
Um dos exemplos está no Cambuí, bairro nobre da metrópole, que abriga uma unidade de uma rede que teve origem no estado do Paraná e trabalha com mais de 8 mil itens, de acessórios a peças de grife – os valores variam de R$ 3 a R$ 200.
Jaqueline Jaques, gerente da loja, conta que o negócio expandiu durante a pandemia e vem mantendo o bom desempenho. No local é possível a pessoa comprar ou trocar peças, valorizando o conceito de moda sustentável.
“É acessível. A pessoa pode trazer aquelas peças que deseja desapegar ou para fazer um dinheiro extra. Na pandemia cresceu muito. Todo material que recebemos é avaliado e a pessoa recebe a oferta de dois valores, um para receber em dinheiro, ou outro, com acréscimo de 20%, para trocar em outros produtos na loja”, explica a gerente.
Para a auxiliar administrativa Manuela Crema, os brechós oferecem um custo benefício interessante no atual momento econômico, além de promover a moda sustentável.
“Trouxe algumas peças que não estava usando, mas que estão em boa qualidade, e troco por outras roupas. Para quem gosta de garimpar, é uma boa”, garante.
Nem só roupas
Antiquários não são novidades no mundo do comércio, mas as mudanças provocadas pela pandemia trouxeram novas perspectivas para o setor, que registra expansão e também aproveita a onda da economia circular.
Com experiência de quem atua há 30 anos no mercado, Pedro Carlos Panazzolo conta que a loja instalada no Centro de Campinas recebeu muitas ofertas de produtos para adquirir durante a pandemia, mas que as vendas decolaram depois.