sexta-feira, março 5, 2021

ABI entra com pedido de impeachment de Pazuello na Câmara dos Deputados

SÃO PAULO – A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) protocolou, nesta quarta-feira (6), um pedido de impeachment contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, junto à Câmara dos Deputados, sob a alegação de má gestão durante a pandemia do novo coronavírus.

O documento, assinado pelo presidente da instituição, Paulo Jeronimo, diz que o ministro “dá repetidas demonstrações de incompetência, ineficiência e incapacidade para desempenhar as tarefas de seu cargo”.

A ABI destaca que, sob a gestão de Pazuello à frente da pasta, o país saiu de 14.817 óbitos por covid-19 para quase 200 mil. Quanto aos infectados, o salto foi de 218.223 para 7,8 milhões de brasileiros.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil chegou a 197.956 mortos pela Covid-19 até as 13h desta quarta-feira. Foram 1.186 novas mortes registradas apenas nas 24h anteriores ao balanço divulgado às 20h do dia anterior. Já os casos confirmados somam 7.825.616.

A instituição também diz que o ministro até o momento não foi capaz de tomar as devidas providências para a disponibilização de vacinas à população, além de “descumprir abertamente as recomendações das autoridades” sanitárias nacionais e internacionais, “atentando contra o direito social à Saúde”.

[Pazuello] Não só não providenciou as imprescindíveis vacinas – quando cerca de 50 países já estão vacinando suas populações –, como negligenciou até mesmo a aquisição de simples seringas para aplicá-las”, diz o texto.

“Ainda que seu superior hierárquico, o presidente da República, inegavelmente tenha enorme responsabilidade nos desmandos, o ministro não pode escudar-se nesse fato para se abster de tomar as providências básicas que a função requer”, continua.

Em vídeo, Jeronimo diz que o afastamento de Pazuello “é imperioso, para que o Brasil possa enfrentar com segurança o destino da saúde de sua população”.

The post ABI entra com pedido de impeachment de Pazuello na Câmara dos Deputados appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Consórcio para comprar vacinas contra Covid tem lista com 22 adesões na região de Campinas, e 9 cidades fora; veja explicações

Dados consideram relação consolidada pela FNP, que coordena iniciativa para buscar imunizantes. Presidente...

Após período de queda, ritmo de vacinação aumenta 35% no país

Após uma semana de queda constante, o ritmo da vacinação no Brasil está em aceleração. Entre 1 e 4 de março, a média móvel...

Fase vermelha não altera índice de isolamento e prefeito de Campinas faz apelo à população

Dário Saadi ressalta quadro de 'quase colapso' do sistema de saúde e pede que moradores cumpram o que...

Jaguariúna registra 126% de ocupação em UTIs Covid e anuncia mudanças de atendimento

Alterações passam a valer nesta segunda-feira (8). Cidade contabiliza 2.910 casos positivos e 53 óbitos pela doença. Mudanças...

Presidente da FNP diz que consórcio de municípios por vacinas vai 'atrás de todas as doses disponíveis'

Jonas Donizette aproveitou a ocasião para criticar o presidente Jair Bolsonaro sobre a dificuldade para compra de imunizantes...
- Advertisement -