segunda-feira, março 1, 2021

Bruno Covas e Guilherme Boulos vão ao segundo turno em São Paulo

SÃO PAULO – O prefeito Bruno Covas (PSDB) enfrentará o líder dos sem-teto Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo. A votação está marcada para daqui a duas semanas, em 29 de novembro.

Com 99,92% das urnas apuradas no município, o tucano recebeu 1.752.949 votos, 32,86% dos votos válidos, contra 1.0079.924 votos, 20,24%, do candidato socialista – patamar muito superior ao registrado pelas últimas pesquisas divulgadas antes do dia da votação.

O desempenho de Boulos reforça a importância das redes sociais no pleito, compensando a falta de tempo de propaganda na televisão e recursos e deixando a candidatura de Jilmar Tatto (PT) com o papel de coadjuvante. O petista ficou apenas na sexta posição, com 461.218 votos (8,65%).

“Boulos subiu sem o voto útil do PT. O segundo turno será competitivo em São Paulo”, observa o analista político Ricardo Ribeiro, da MCM Consultores.

O terceiro candidato mais votado na capital paulista foi o ex-governador Márcio França (PSB), com 727.926 votos, 13,64% dos votos válidos.

Na sequência, apareceram o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos), com 560.239 votos (10,50%) e o deputado estadual Arthur do Val (Patriota), com 521.871 votos (9,78%).

O congressista chegou a liderar a disputa, mas acabou perdendo terreno ao longo da campanha. Ele teve como uma de suas principais estratégias a vinculação ao nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que manifestou apoio público à sua candidatura.

Além da pandemia, que alterou drasticamente a forma de se fazer campanha, impôs novos protocolos para a votação e modificou o eixo do debate político, o índice de abstenção também chamou atenção na disputa: 23,1%, o maior para eleições municipais em 20 anos.

The post Bruno Covas e Guilherme Boulos vão ao segundo turno em São Paulo appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Parques e bosques de Campinas têm novos horários de abertura ao público durante a fase laranja

Após reclassificação da metrópole no Plano SP, estruturas ficam disponíveis para visitação, diariamente,...

Campinas monitora 58 escolas com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; 18 têm possível surto

Em uma das unidades, houve confirmação de surto de casos; há 15 dias, 30 escolas eram monitoradas. Prefeitura...

Motorista morre após caminhão tombar em acesso para Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas

Acidente ocorreu no anel viário Magalhães Teixeira, sentido capital, e há interdição. Vítima chegou a ficar presa às...

Três suspeitos são detidos durante desmanche de carro roubado em Campinas

As prisões aconteceram no domingo (28) no bairro Jardim Rossin, em Campinas. Três homens são presos em flagrante ao desmontar carro...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta segunda, 1º de março

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Imagem do novo coronavírus G1 As prefeituras...
- Advertisement -