sábado, fevereiro 27, 2021

Controle do Senado por democratas ajuda meta climática de Biden

Joe Biden

(Bloomberg) — A pequena vantagem que os democratas conquistaram no Senado renova as esperanças de ao menos uma legislação limitada para combater a mudança climática, como medidas para cumprir a promessa do presidente eleito Joe Biden de promover o uso de veículos elétricos e energia limpa.

Mas o ambicioso Green New Deal, bem como as propostas polêmicas para eliminar combustíveis fósseis e banir o fraturamento hidráulico, ainda está congelado.

“Pequenas maiorias na Câmara e no Senado podem não ser suficientes para que o partido de Biden promulgue uma lei climática abrangente”, disse Kevin Book, diretor-gerente da empresa de pesquisa ClearView Energy Partners. Ainda assim, acrescentou, “um Senado azul limitado poderia permitir um estímulo verde maior, e a captura de carbono e créditos de veículos elétricos poderiam fazer parte disso”.

Os democratas que controlam a Câmara e o Senado após o segundo turno da Geórgia na terça-feira podem ajudar a cumprir as ambições de energia limpa de Biden, gastando em programas de energia renovável e revogando incentivos fiscais que expandem os combustíveis fósseis. Eles serão capazes de confirmar mais rapidamente os indicados de Biden para regular a energia e o meio ambiente e revogar rapidamente algumas regras de Trump de última hora que amenizaram os padrões de eficiência e limites de poluição.

Ainda assim, com uma estreita maioria na Câmara – e seu controle no Senado depende do desempate da vice-presidente eleita Kamala Harris -, líderes democratas terão que contornar os moderados em seu próprio partido e atrair 60 votos para superar uma obstrução contra uma ampla legislação ambiental.

O controle do Senado “dará à agenda econômica de energia limpa dos democratas uma chance muito maior de aprovação, seja por meio de incentivos fiscais e medidas de gastos em um projeto de lei do orçamento ou legislação de infraestrutura mais ampla”, disse Paul Bledsoe, ex-assessor da Casa Branca sob o presidente Bill Clinton que agora trabalha no Progressive Policy Institute.

PROCURA-SE: Profissionais de todas as formações estão migrando para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Entenda como fazer o mesmo nesta série gratuita do InfoMoney!

The post Controle do Senado por democratas ajuda meta climática de Biden appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Valinhos antecipa imunização de idosos entre 80 e 84 anos e espera vacinar mais de 1,3 mil pessoas

Meta deve ser atingida com 80% das doses recebidas. De acordo com a administração, o lote restante...

Campinas autua comércios, e Valinhos tem bate-boca entre motorista e Guarda na 1ª noite de restrição de circulação

Um estabelecimento na metrópole teve as portas fechadas. Condutor de veículo de transporte por aplicativo não conseguiu terminar...

Região de Campinas tem três cidades em estado de atenção para chuvas, diz Defesa Civil

Boletim mostra que Artur Nogueira, Campinas e Pedreira registraram volume de precipitação superior a 80 mm nas últimas...

Oxímetro: taxa de erro é três vezes maior em pessoas de pele negra

Estudo americano mostrou que os oxímetros, aparelhos usados para medir o nível de oxigenação do sangue, sucesso de venda durante a pandemia, oferecem um...

Jovem morre após colisão entre motocicleta e carro em avenida de Campinas

Acidente foi na Avenida Magalhães Teixeira, bairro São Bernardo, próximo ao córrego Piçarrão. Acidente entre moto e carro...
- Advertisement -