terça-feira, março 2, 2021

Josiel e Dr. Furlan vão disputar o segundo turno em Macapá

Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno das eleições em Macapá, capital do Amapá. Josiel, que é irmão do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), teve 59.511 votos (29,47% dos votos válidos), ante 32.369 votos para Dr. Furlan – o que representa 16,03% dos votos válidos.

O pleito foi muito equilibrado, com a segunda vaga para o segundo turno sendo definida apenas na reta final da apuração. Josiel liderou a disputa desde o início, enquanto os candidatos Dr. Furlan e Capi (PSB) disputaram voto a voto a outra vaga para a votação que ocorre daqui a duas semanas, em 20 de dezembro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou que 219.161 eleitores compareceram às urnas na capital amapaense no último domingo, número que corresponde a 74,19% dos eleitores. A taxa de abstenção de 25,81% foi em linha com a observada nas eleições municipais. Os votos em branco somaram 5.740 (ou 2,64%), ao passo que 9.512 (4,38%) anularam seus votos.

Adiamento

O TRE-AP informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético no dia de 3 novembro, que afetou o estado, após um incêndio ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do Amapá. Por mais de três semanas, o apagão e a instabilidade no fornecimento de energia provocaram desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.

Diante da situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do tribunal regional (TRE-AP) e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.

(com Agência Brasil)

The post Josiel e Dr. Furlan vão disputar o segundo turno em Macapá appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Bolsonaro veta prazo de cinco dias para Anvisa aprovar vacinas

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira, 1º, para adequação à constitucionalidade e ao interesse público, o dispositivo que...

JBS abre 160 vagas para recém-formados em 38 cidades; veja lista

Relação de municípios inclui Amparo (SP), Jaguariúna (SP), Nova Veneza (SC), Brasília (DF) e Itapiringa (SC). Oportunidades são...

Hospital Sobrapar registra maior fila de espera por cirurgias de crânio e face em quatro décadas

Unidade sofre sobrecarga por conta da pandemia, já que outros centros estão dedicados ao enfrentamento da Covid-19; além...

Reclamações para Sanasa crescem 93,4% e valor da conta é principal motivo, diz levantamento

Em um ano, total de queixas recebidas por empresa responsável pelos serviços de água e saneamento em Campinas...

Participação e informação para evitar o colapso

A atual situação do Brasil na pandemia de Covid-19 em termos de contágio, mortes e saturação dos sistemas de saúde (público e privado) já...
- Advertisement -