terça-feira, março 2, 2021

“Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”: presidente se pronuncia após interrupção de testes da CoronaVac

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou nesta terça-feira (10) sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de interromper o estudo clínico da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac.

Um usuário da rede social Facebook perguntou ao presidente se o Brasil iria comprar a CoronaVac caso ela fosse considerada segura. Em resposta ao comentário, o presidente compartilhou uma notícia sobre a interrupção dos testes.

“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Doria queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu Bolsonaro na rede social, em referência à disputa politica envolvendo as possíveis vacinas contra a Covid-19 entre o presidente e João Doria (PSDB), governador de São Paulo.

O comentário ocorre após uma série de desgastes envolvendo Bolsonaro, Doria, o Ministério da Saúde e a CoronaVac. Após o presidente desautorizar a compra da CoronaVac pelo Ministério da Saúde, Bolsonaro e Doria vem trocando provocações.

(Reprodução/Facebook)

A fala de Bolsonaro ocorre no dia seguinte à suspensão dos testes da CoronaVac no Brasil. Na noite da última segunda-feira (9), os testes da vacina foram oficialmente interrompidos pela Anvisa, após a agência declarar que foi registrado um evento adverso grave envolvendo um voluntário brasileiro.

Em nota, o Butantan afirmou que a morte não é relacionada à vacina. O instituto também se disse surpreso ao ser informado pela mídia da paralisação dos testes, e não oficialmente pela Anvisa.

Dimas Covas, diretor geral do instituto, afirmou que recebeu com estranheza a notícia. Em entrevista ao portal G1, Covas disse que o efeito adverso trata-se de “um óbito não relacionado à vacina” e, portanto, “não existe nenhum momento (ou motivo) para interrupção do estudo clínico” da vacina no Brasil.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post “Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”: presidente se pronuncia após interrupção de testes da CoronaVac appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Bolsonaro veta prazo de cinco dias para Anvisa aprovar vacinas

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira, 1º, para adequação à constitucionalidade e ao interesse público, o dispositivo que...

JBS abre 160 vagas para recém-formados em 38 cidades; veja lista

Relação de municípios inclui Amparo (SP), Jaguariúna (SP), Nova Veneza (SC), Brasília (DF) e Itapiringa (SC). Oportunidades são...

Hospital Sobrapar registra maior fila de espera por cirurgias de crânio e face em quatro décadas

Unidade sofre sobrecarga por conta da pandemia, já que outros centros estão dedicados ao enfrentamento da Covid-19; além...

Reclamações para Sanasa crescem 93,4% e valor da conta é principal motivo, diz levantamento

Em um ano, total de queixas recebidas por empresa responsável pelos serviços de água e saneamento em Campinas...

Participação e informação para evitar o colapso

A atual situação do Brasil na pandemia de Covid-19 em termos de contágio, mortes e saturação dos sistemas de saúde (público e privado) já...
- Advertisement -