sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Órgãos eleitorais dos EUA dizem que 2020 teve a “votação mais segura da história”

(ANSA) – Autoridades eleitorais dos Estados Unidos divulgaram na noite desta quinta-feira (12) um comunicado conjunto no qual negam a existência de fraudes nas eleições de 3 de novembro e afirmam que a votação foi a “mais segura na história” do país.

O documento reúne órgãos como a Associação Nacional dos Secretários de Estado (Nass), a Associação Nacional de Diretores Estaduais de Eleições (Nased), o Conselho de Coordenação do Setor de Infraestrutura Eleitoral (SCC) e a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (Cisa).

Esta última é subordinada ao Departamento de Segurança Interna, o equivalente americano ao Ministério do Interior. “A eleição de 3 de novembro foi a mais segura na história da América. Neste exato momento, por todo o país, oficiais eleitorais estão revisando e checando duplamente todo o processo eleitoral antes de oficializar o resultado”, diz a nota.

Sem citar nomes, o documento afirma que, embora existam “muitas alegações infundadas e oportunidades de desinformação sobre o processo eleitoral”, as autoridades garantem ter “a maior confiança na segurança e na integridade das eleições”. “E vocês também deveriam ter”, acrescenta.

A nota também diz que “não há evidência de que algum sistema de apuração tenha excluído, perdido ou mudado votos”. O posicionamento das autoridades eleitorais chega em meio às inúmeras denúncias sem provas feitas pelo presidente e candidato derrotado Donald Trump, que apontou supostas fraudes no voto pelos correios, majoritariamente pró-Biden.

Alguns estados, como Geórgia e Wisconsin, terão recontagem das cédulas, mas devido à pequena margem que separa os dois competidores, e não a suspeitas de irregularidades.

Até o momento, Joe Biden contabiliza 290 dos 538 votos no colégio eleitoral, enquanto Trump tem 217. Apenas dois estados ainda não têm vencedor definido: Carolina do Norte (15 delegados), que deve ir para o magnata, e Geórgia (16), onde o democrata está perto de romper um domínio republicano de mais de duas décadas. (ANSA)

Treinamento gratuito do InfoMoney mostra como encontrar oportunidades de investimentos escondidas nos gráficos e fazer a primeira operação. Assista aqui!

The post Órgãos eleitorais dos EUA dizem que 2020 teve a “votação mais segura da história” appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Temporal alaga vias, inunda imóveis e derruba árvores em Campinas

Maior índice de chuvas foi registrado na Avenida Orosimbo Maia, com 46 milímetros...

Vinhedo abre processo seletivo para 12 vagas temporárias para médicos; veja áreas de atuação

Oportunidades são para profissionais das áreas de clínico geral, pediatria e medicina de família. Vinhedo abriu processo seletivo...

'Se tiver vacina para comprar, vamos comprar', diz Dário ao sinalizar Campinas em consórcio

Prefeito diz que aquisição pode ser feita com repasses de ministério ou remanejamento interno. Metrópole inicia na segunda-feira...

Mogi Guaçu restringe circulação e fecha farmácias e mercados; cidade é 1ª da região a adotar medidas mais restritivas

Regras passam a valer na madrugada de terça-feira (2) e foram adotadas após aumento em casos, mortes e...

Hortolândia recebe 2ª edição de festival de grafite neste final de semana

Intervenção artística ocorre sábado e domingo, das 9h às 18h, na Unidade Cultural 'Arlindo Zadi', bairro Jardim Amanda....
- Advertisement -