sábado, junho 19, 2021

Petrobras rebate Doria e diz que diesel nas refinarias teve queda de 14% em 2020

João Doria

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta sexta-feira que o preço de venda do diesel sofreu redução de 14% nas refinarias em 2020, de R$ 2,33 em janeiro para R$ 2,02 ao fim de dezembro. “Em lugar dos supostos ‘sucessivos aumentos’ ocorreu, de fato, redução de 14% no preço do diesel”, informou a petroleira em comunicado.

A fala acontece em resposta ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que cobrou do governo federal a manutenção das formas de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis sob o risco de “vulnerabilizar o equilíbrio fiscal dos Estados brasileiros”.

De acordo com Doria, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, nesta sexta-feira, “em 2020, a Petrobras promoveu 32 reajustes de diesel”. “A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) revelou que o preço médio do diesel subiu sete semanas consecutivas nos postos de combustível do Brasil”.

Para Doria, conforme disse mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro tem mecanismos, tanto em âmbito federal, quanto da estatal Petrobras, para estabelecer “o entendimento que julgar conveniente” a fim de reduzir o preço dos combustíveis, sem que haja pena para as unidades federativas.

Segundo a Petrobras, “entre o fim de 2019 e o início de maio de 2020, o preço médio de venda do diesel em suas refinarias foi reduzido em 44,2%, mas nos postos só houve 14,4% de queda”.

Segundo a estatal, “o preço praticado pela Petrobras é responsável por menos da metade do que o consumidor paga pelo produto na bomba”. “O restante se deve a impostos federais, ICMS, adição obrigatória de biodiesel e remuneração das distribuidoras e revendedores de combustíveis. A prática de ajustes de preços adotada pela Petrobras é empregada na maioria dos países, mesmo naqueles produtores relevantes de petróleo, na medida em que os combustíveis são commodities globais.”

Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir

The post Petrobras rebate Doria e diz que diesel nas refinarias teve queda de 14% em 2020 appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Professores da escola que aluno recebeu críticas por sugerir tema LGBT lamentam caso em carta: 'Jamais nutrimos preconceito'

Corpo docente da Escola Estadual Aníbal de Freitas, em Campinas (SP), divulgou carta...

Atendimento a moradores de rua cresce 50% após ampliação do serviço durante frio em Campinas

SOS Rua aborda, mensalmente, 600 pessoas para oferecer abrigo. Desde maio, quando rondas aumentaram em duas horas, demanda...

Shoppings de Campinas alteram horário de funcionamento após ampliação do toque de recolher

Segundo a prefeitura, serviços, comércios e atividades devem fechar às 19h. Medidas começam a valer a partir desta...

Campinas tem maio com mais mortes no trânsito desde 2018, aponta Infosiga

Relatório registra 15 ocorrências no mês na metrópole, sendo sete delas envolvendo motocicletas. Em 2020, foram quatro óbitos...

Justiça Federal determina retenção do passaporte de Carlos Wizard após retorno dele ao Brasil

A decisão foi da 1ª Vara Federal de Campinas, após a Polícia Federal fazer buscas na casa e...
- Advertisement -