quarta-feira, março 3, 2021

PT “desaparece” das capitais, MDB lidera prefeituras e DEM é o que mais cresce; veja destaques

SÃO PAULO – O MDB foi o partido que mais prefeituras conquistou nas eleições municipais de 2020, mantendo o título de sigla mais capilarizada do sistema partidário brasileiro, com 785 cidades sob gestão. O resultado, no entanto, não esconde a desidratação sofrida pelo partido, que agora vê mais próxima a sombra de Progressistas (685) e PSD (655).

Outra novidade foi o ingresso do DEM no G5. A legenda foi a que mais conquistou prefeituras em comparação com o pleito de 2016: 196, um crescimento de 73%. Com o salto, o partido de Rodrigo Maia (RJ) e Davi Alcolumbre (AP) se aproximou do PSDB (520), que perdeu 279 prefeituras após um salto de 15% quatro anos atrás, embalado pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT). A sigla de João Doria foi a que mais perdeu municípios.

Os tucanos também sofreram um tombo na quantidade de capitais sob gestão: eram sete em 2016, agora são quatro. Mesmo assim, o partido mantém a maior população governada. Com a manutenção do controle em São Paulo, a legenda governa para 34.066.661 cidadãos. Na sequência vem o MDB, que recuperou o posto de sigla com mais prefeitos em capitais após 12 anos. O partido governa para 26.094.876.

Aliás, nas capitais o DEM também se destaca. São quatro eleitos, contra apenas um quatro anos atrás. Além de ter conquistado Salvador, com Bruno Reis, Curitiba, com Rafael Greca, e Florianópolis, com Gean Loureiro, direto no primeiro turno, o partido agora levou o Rio de Janeiro, com Eduardo Paes. São 24.432.792 governados – número que pode subir para 512.902, dependendo do resultado em Macapá (AP), que teve o pleito adiado por conta dos problemas de fornecimento de energia elétrica que duraram mais de duas semanas.

Na esquerda, o PT teve outra eleição traumática. Após um tombo de 60% em 2016, o partido agora encolheu 28% e se viu ainda mais distante do grupo de siglas com maior participação nas cidades. O partido do ex-presidente Lula também não tem mais nenhuma capital sob gestão – em 2008, chegou a governar seis. Agora, a legenda governa para 6.045.238 cidadãos – menos que a população da cidade do Rio de Janeiro – e tem a alegada hegemonia cada vez mais contestada.

PSB (-38%) e PDT (-6%) também saíram menores nas eleições de 2020. Nas capitais, porém, as duas siglas conseguiram manter a marca de dois eleitos cada. O partido dos irmãos Ciro e Cid Gomes aparece um pouco à frente no critério de cidadãos governados: 10.809.958 contra 9.456.166. As siglas desde já ensaiam uma aproximação para a próxima eleição presidencial.

Ainda neste campo, o PSOL merece destaque. Embora tenha sido derrotado em São Paulo com a surpreendente campanha de Guilherme Boulos, a sigla sai do pleito fortalecida. Além de alçar o líder dos sem-teto ao patamar de potencial símbolo de uma renovação no campo progressista, o partido saltou de duas para cinco prefeituras conquistadas – dentre elas, Belém (PA), com Edmilson Rodrigues. Agora, são 1.546.909 governados.

Considerando a variação percentual, as legendas que mais cresceram nestas eleições foram Avante (583%), PSL (200%), PSOL (150%) e Republicanos (101%). Já as que mais diminuíram foram PTC (-94%), DC (-88%) e PMB (-75%). Em números absolutos, DEM (196), Progressistas (190) e PSD (116) foram os grandes vencedores. E PSDB (-279), MDB (-259) e PSB (-154), os maiores perdedores.

Veja a evolução do quadro partidário nas últimas quatro eleições:

1. Quadro geral: todas as prefeituras


Fonte: TSE

2. Capitais


Fonte: TSE

3. Eleitores governados por partido:


Fonte: TSE

The post PT “desaparece” das capitais, MDB lidera prefeituras e DEM é o que mais cresce; veja destaques appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Guarda Municipal de Americana prende dois suspeitos por furto de 60kg de fios elétricos de empresa

Os suspeitos foram abordados na madrugada desta quarta-feira. Empresa alvo dos criminosos fica...

Trio é preso por porte ilegal com 12 armas sem registro em Campinas

Dois homens e uma mulher foram encaminhados para o 1º Distrito Policial da cidade. Algumas armas apreendidas eram...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta quarta, 3 de março

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Reprodução em 3D do modelo...

Covid-19: Campinas começa a vacinar 4 mil idosos com 77 a 79 anos

Prefeitura prevê imunização deste grupo em quatro centros de imunização até sexta, e abertura de novo local neste...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 3 de março de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...
- Advertisement -