domingo, maio 9, 2021

Agência europeia começa processo de análise da CoronaVac

A EMA, agência que regula medicamentos na União Europeia, começou nesta terça-feira, 4, o processo de análise continuada da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Life Sciences. Esse é o primeiro passo para uma futura aprovação do imunizante no bloco.

“A revisão contínua continuará até que evidências suficientes estejam disponíveis para um pedido formal de autorização de comercialização.”, disse a EMA em comunicado. O Comitê de Medicamentos Humanos da EMA (CHMP, na sigla em inglês) irá avaliar se os benefícios da vacina superam os riscos e se sua eficácia, segurança e qualidade seguem os padrões exigidos pela União Europeia.

De acordo com a agência, a decisão de iniciar a revisão da vacina foi baseada em resultados de estudos laboratoriais e clínicos que sugerem que o imunizante, que na Europa é chamado Vero Cell e no Brasil, de CoronaVac, desencadeia a produção de anticorpos contra o novo coronavírus e pode ajudar a proteger contra a Covid-19.

Atualmente, quatro vacinas contra a Covid-19 estão autorizadas no bloco: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen. Todas passaram pelo processo de análise continuada.

Uma eventual aprovação da vacina da Sinovac na União Europeia pode facilitar a entrada de brasileiros no bloco. A Comissão Europeia pretende autorizar a entrada de viajantes provenientes de países que estejam com a pandemia controlada – o que não é o caso do Brasil no momento – ou que tiverem tomado duas doses de vacinas aprovadas na União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Sputnik V: os entraves que ainda dificultam o uso da vacina no Brasil

Nenhum outro fabricante de vacina contra a Covid-19 encampou um embate público tão ruidoso com a Agência Nacional de...

Santo Antônio de Posse oferece palestra gratuita sobre fotografia de rua; veja como participar

Evento acontece no dia 10 de maio, das 18h às 21h, em conferência online. Ao todo, são 100...

Unicamp 2022: comissão divulga prazo para pedidos de isenção; veja critérios

Solicitações podem ser feitas a partir do dia 24 de maio, segundo a universidade. Assim como no ano...

Fogo próximo à linha férrea mobiliza bombeiros em Valinhos; vídeo

Chamas foram controladas rapidamente e ninguém se feriu. Corporação afirma que incidentes como esse são comuns durante o...

Carro capota e deixa duas mulheres feridas na SP-340 em Santo Antônio de Posse

Acidente aconteceu às 13h10 e uma das faixas ficou bloqueada por 30 minutos. Passageiras foram encaminhadas para a UPA de Jaguariúna. ...
- Advertisement -