segunda-feira, março 8, 2021

Amazonas: Quatorze pessoas com Covid-19 morreram aguardando transferência

A piora no quadro clínico de pacientes e a falta de oxigênio nas unidades de saúde no Amazonas têm provocado um aumento no número de pessoas que aguardam por um leito. O crescimento da demanda é tão grande – subiu 56% nas últimas duas semanas – que já há registros de doentes que morreram na fila. De acordo com a Defensoria Pública, a demora para transferir pacientes com covid-19 do interior para a capital resultou na morte de 14 pessoas.

O problema se agravou após o colapso do sistema de saúde estadual, já que em muitos municípios no interior amazonense não há leitos de UTI. Ao todo, 300 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus foram transferidos para outros estados.

Em meados de janeiro, o governo informou que a média de cilindros de oxigênio dobrou e ultrapassou a capacidade dos fornecedores. Neste sábado, 30, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou sobre as críticas que o governo tem recebido e afirmou que “não é atribuição” nem “obrigação” da União entregar oxigênio aos amazonenses.

De acordo com o governo estadual do Amazonas, 90 pacientes já retornaram recuperados ao do novo coronavírus ao estado. Mais de oito mil pessoas morreram em decorrência da doença no estado.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Campinas e Valinhos registram carreatas pedindo volta às aulas presenciais na fase vermelha

Apesar de liberadas pelo governo estadual, atividades presenciais em escolas públicas e particulares...

Covid-19: Regional de Campinas atinge maior média móvel de novas internações em 7 meses

Dados da Fundação Seade mostram que índice registrado neste domingo (7) é 39,4% maior que o aferido 14...

Coletivo de Hortolândia apresenta festival online de música; veja programação

Apresentações serão realizadas nos dias 7, 14 e 21 de março. Público pode acompanhar a transmissão gratuitamente pelo...

Polícia pede prisão temporária de suspeito de matar companheira a facadas em Águas de Lindóia

Diego Paiva, de 23 anos, foi ouvido e liberado no sábado; SSP informa que autoridade policial aguarda decisão...

O ranking das vacinas mais usadas no mundo

Pouco mais de um ano após o início da pandemia de coronavírus, 261 vacinas contra a Covid-19 estão em desenvolvimento. Destas, 79 estão na...
- Advertisement -