terça-feira, março 9, 2021

Anvisa vai estudar pedido de comitê para que retome testes da Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta terça-feira, 10, que vai analisar o pedido do Comitê Internacional Independente, que recomendou ao órgão que autorize a retomada dos testes com a Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

A análise será feita em conjunto com o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, que já havia pedido a volta dos ensaios. O estudo clínico da vacina foi suspenso pela Anvisa na segunda-feira depois do anúncio da morte de um voluntário que participava do teste, o que foi considerado um “evento adverso grave”. VEJA confirmou mais cedo que a morte desse voluntário foi provocada por suicídio, segundo laudo produzido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Em entrevista coletiva em São Paulo, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a decisão da Anvisa causou indignação. Segundo ele, o óbito do voluntário não tem relação com os testes da CoronaVac.

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barras Torres, também em entrevista coletiva, disse que as informações repassadas pelo Instituto Butantan foram “insuficientes e incompletas” e que, por isso, a agência decidiu pela suspensão dos estudos: “As informações veiculadas foram consideradas, pela área técnica, insuficientes, incompletas, para que ontem fosse possível, de posse delas, continuar permitindo o desenvolvimento vacinal”.

A diretora da Anvisa responsável pela área de vacinas, Alessandra Bastos, reforçou que a decisão foi técnica e seguiu protocolos internacionais. “Diante de um efeito adverso grave não esperado, suspende o estudo clínico. Diante de um efeito adverso grave esperado, segue com o estudo”,  explicou.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

GM de Campinas recebe 400 chamados de desrespeito à fase vermelha no fim de semana

Ação conjunta dos órgãos de fiscalização autuou nove comércios por descumprir medidas sanitárias....

Covid-19: Edson, da dupla com Hudson, é transferido para UTI em SP

Sertanejo estava internado em leito clínico de hospital em Indaiatuba, mas teve uma piora do quadro clínico e...

Covid-19: municípios da região de Campinas pedem ajuda a vizinhos para evitar colapso na saúde

Com UTIs lotadas e escalada de casos, cidades enfrentam pressão nos hospitais, falta de respiradores e aumento no...

Covid-19: cidade de São Paulo chega a 1 milhão de vacinas aplicadas

A prefeitura da cidade de São Paulo, a maior capital do país em número de habitantes, projetou que chegará ao primeiro milhão de doses...

Nº de municípios interessados em consórcio por vacina cresce 27%; são 2.172 adesões, diz FNP

Frente Nacional de Prefeitos havia divulgado lista final na sexta (5), com 1.703 inscrições, mas total de prefeitos...
- Advertisement -