segunda-feira, abril 12, 2021

Após período de queda, ritmo de vacinação aumenta 35% no país

Após uma semana de queda constante, o ritmo da vacinação no Brasil está em aceleração. Entre 1 e 4 de março, a média móvel de doses aplicadas diariamente aumentou 35% no país. A atual logística permite que 277.239 brasileiros recebam agulhadas por dia, de acordo com levantamento em médias móveis do portal Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford.

Embora a aceleração seja um dado positivo, o número é 72% menor do que a capacidade do país. Por exemplo, na campanha de imunização contra a gripe de 2020, cerca de 1 milhão de pessoas foram vacinadas por dia e especialistas acreditam que o Brasil seria capaz de aumentar esse volume no caso da Covid-19, se houvesse vacina disponível para isso.

O ritmo lento está ligado, principalmente, à escassez de doses disponíveis aos brasileiros. De todas as aplicações garantidas em contrato pelo Governo Federal, apenas 2,91% foram distribuídas aos estados. O Ministério da Saúde já fechou acordos para aquisição de 374 milhões de doses de vacina contra a Covid-19,  sendo 254 milhões de doses Fiocruz, 100 milhões de doses do Instituto Butantan e 20 milhões de doses da indiana Bharat Biotech.

Na última semana, o governo federal revelou que avançou nas negociações para a compra de 100 milhões de doses de vacina da Pfizer, 38 milhões de doses da vacina da Janssen e 13 milhões de doses da Moderna. Também está em andamento a negociação para aquisição de 10 milhões de doses da vacina russa Sputink V.

Nos últimos 4 dias (entre segunda-feira, 1º de março, e quinta-feira, 4), o país manteve médias de aplicações diárias entre 205.292 e 277.239 doses. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, a média móvel no mesmo período variou entre 1,82 milhão e 2,04 milhões de doses diárias.

Nesta sexta-feira, 5, o país atingiu dois tristes recordes, na média móvel de novos casos e óbitos: 59.085,3 e 1.419,3, respectivamente. Já são 10.869.227 casos e 262.770 óbitos confirmados.

Confira os números da vacinação nos estados e no país atualizados até as 18h desta sexta-feira, 5:

!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -