terça-feira, abril 13, 2021

Butantan anuncia desenvolvimento de vacina brasileira contra a Covid-19

O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira, 26, o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19. O imunizante, batizado de ButanVac, será integralmente produzido no país, informou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que participou da entrevista coletiva sobre o antígeno.

De acordo com Dimas Covas, diretor da instituição, o pedido de autorização de testes em voluntários brasileiros será feito ainda hoje junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo clínico que pleiteia a liberação avaliará aplicação com diferentes intervalos de tempo. A ideia é que participem voluntários adultos, com idades acima de 18 anos, e fora dos grupos prioritários já atualmente vacinados pelo programa do Ministério da Saúde.

Se liberada, a chamada Butanvac realizará ensaios de primeira fase em abril. As etapas iniciais (1 e 2) são fundamentais para aferir a segurança do medicamento em humanos a terceira, e última, é a que afere a eficácia do medicamento. A instituição afirmou que poderá produzir 40 milhões de doses a partir de maio e 100 milhões a cada doze meses, tão logo a ButanVac seja aprovada. Segundo Doria, os resultados dos testes pré-clínicos, com animais, da nova vacina se mostraram promissores.

A expectativa do governador é que a vacina seja usada amplamente já no segundo semestre deste 2021. O Butantan produzirá 85% da cota de imunizantes em um consórcio internacional formado por Brasil, Vietnam e Tailândia. A instituição também prepara uma versão do imunizante para a variante P1 de Manaus.

O Butantan já fabrica a CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac Life Science, com insumos importados neste primeiro momento. A CoronaVac é o imunizante mais usado até agora no Brasil contra o coronavírus com mais de 25,5 milhões de doses já distribuídas pelo Ministério da Saúde.

“Não dependeremos da importação de nenhum insumo”, frisou Dimas Covas, presidente do instituto, ao anunciar a Butanvac. Segundo ele, o imunizante usará a mesma tecnologia da vacina da gripe.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Região de Campinas tem 51 mil aptos à tarifa social de energia, mas que estão fora do cadastro

Levantamento mostra que famílias que se enquadram nos critérios do benefício deixam de...

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, revelou...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...

Lentidão na aplicação de doses lota posto de imunização contra Covid-19 em Campinas

Prefeitura afirma que sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que gerou espera. Morador relata demora de até uma...
- Advertisement -