quarta-feira, maio 5, 2021

Butantan pede autorização para início dos testes em humanos da Butanvac

O Instituto Butantan solicitou à Anvisa nesta sexta-feira, 23, autorização para início dos testes clínicos em humanos da Butanvac, nova vacina contra o coronavírus em desenvolvimento no país. “Hoje nós submetemos o protocolo de estudo clínico de fase 1 e 2 […] e esperamos que isso [a autorização] ocorra dentro do mais curto espaço de tempo possível dado a urgência do momento”, disse o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta.

Essa fase inicial de estudos busca avaliar a segurança da vacina e sua capacidade de induzir uma resposta imunológica. O estudo tem duração precisa de 20 semanas, mas, segundo Dimas Covas, a partir da 16ª ou 17ª semana já é possível ter resultados preliminares e, se positivos, solicitar o uso emergencial do imunizante à Anvisa.

A vacina, que será integralmente produzida no país, sem depender da importação de matéria-prima, será fabricada na mesma unidade que produz o imunizante contra gripe. Segundo Covas, as vacinas contra gripe estão prontas e a fábrica já está liberada para início da produção da Butanvac. “Vamos iniciar essa produção brevemente e esperamos ter até o mês de junho, julho, no mais tardar, pelo menos 40 milhões de doses dessa vacina que ficara aguardando o resultado do estudo clinico”, afirma o diretor do Butantan.

Melhora nos índices da pandemia em SP

O governo do estado de São Paulo anunciou mais uma semana de melhora nos indicadores da pandemia. Pela primeira vez em oito semanas, houve redução no número de óbitos e dos três indicadores – casos, mortes e internações – simultaneamente.

“A boa notícia é que pela primeira vez, em dois meses, nós temos uma redução concomitante dos três índices: casos, internações e óbitos”, disse o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn. Nesta semana, houve queda de 14,3% no número de novos casos, de 6% nas internações e de 23,6% nos óbitos, em comparação com a semana anterior.

“É importante lembrar que há quatro semanas já vinhamos apresentando queda das internações e é a nossa primeira vez nesse período com a queda de óbitos. Deixando muito claro que o óbito vai ser algo visto mais tardiamente na pandemia”, ressalta Gorinchteyn.

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva no estado é de 81,1%e de 79,2% na grande São Paulo. No início do mês, em 1º de abril, o índice no estado era de 92,3%.

Diante da melhora dos índices, São Paulo iniciou uma fase de transição entre a fase vermelha, onde apenas serviços essenciais podem funcionar, e a laranja, que permite o funcionamento de outros setores. Desde o último domingo, 18, lojas e shoppings puderam voltar a abrir das 11h às 19h. A partir de sábado, 24, é a vez do setor de serviços, o que inclui cabeleireiros, restaurantes e academias.

Nesta sexta-feira, 23, o estado de São Paulo expandiu a campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos de 64 anos. A partir do dia 29 é a vez de pessoas de 63 anos e a expectativa é que idosos de 60, 61 e 62 anos sejam incluídos no dia 6 de maio.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Campinas reabre agendamento da vacinação contra Covid-19 para gestantes da área da saúde

Vagas disponibilizadas inicialmente pela prefeitura foram esgotadas após 5h. Mulheres em até 45...

Projeto recebe inscrições para oficina on-line de ilustração editorial em Campinas

Interessados podem se inscrever por meio de formulário em site oficial até 13 de maio. Oficina de ilustrações...

Novo lote com 600 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil hoje

A Pfizer entrega nesta quarta-feira, 5, um novo lote com 628.290 doses da vacina ComiRNAty, contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a BioNTech....

Indaiatuba divulga calendário de maio para pagamento de auxílio municipal de R$ 130

Valor começa a ser pago no dia 12 e segue até 19 de maio. Cadastros ainda podem ser...

Obras em viaduto alteram itinerário de duas linhas de ônibus em Campinas; veja mudanças

Alterações nas linhas 130 e 212, que atendem os terminais Vida Nova e Itajaí, respectivamente, começam na segunda-feira...
- Advertisement -