terça-feira, abril 13, 2021

Com UTIs lotadas, Conselho de Medicina do DF se posiciona contra lockdown

Enquanto a rede pública do Distrito Federal tem 97% de seus leitos de UTI ocupados, o Conselho Regional de Medicina resolveu se manifestar contra…as medidas restritivas adotadas pelo governo local.

Em nota publicada nesta segunda-feira, o CRM-DF se posicionou de maneira contrária ao lockdown como medida para controle de transmissão do coronavírus — o que contraria toda a literatura científica e médica mundial.

Na última sexta-feira, o governador Ibaneis Rocha decretou um para tentar evitar um colapso no sistema de saúde do Distrito Federal. Mesmo assim, acabou, logo em seguida, flexibilizando os decretos e permitindo que uma série de estabelecimentos permaneça funcionando.

Mas na avaliação da entidade médica, “tal medida já se mostrou ineficaz, atentatória contra os direitos fundamentais da Carta Magna e condenada até mesmo pela OMS”.  Segundo o CRM-DF,  “a restrição ainda maior causa aumento da incidência de transtornos mentais, abuso de álcool e drogas e agravamento das demais doenças crônicas”.

O que o CRM-DF não publicou em sua nota é que o enviado especial da OMS citado, David Nabarro, de fato destacou, em uma entrevista, os impactos econômicos e sociais negativos dos lockdownsMas disse, em seguida, que a medida é justificada em momentos de crise. Como ainda parece ser o caso agora no Brasil, um ano depois do primeiro caso. 

<span class="hidden">–</span>CRM/Instagram/Reprodução
Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Câmara de Campinas mantém sessões virtuais durante fase vermelha do Plano São Paulo

Atendimento ao público também permanece suspenso no prédio do Poder Legislativo municipal. Gabinetes...

Região de Campinas tem 51 mil aptos à tarifa social de energia, mas que estão fora do cadastro

Levantamento mostra que famílias que se enquadram nos critérios do benefício deixam de aproveitá-lo por estarem fora do...

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, revelou...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...
- Advertisement -