quarta-feira, março 3, 2021

Covid-19: CoronaVac produz anticorpos em 97% dos voluntários, diz estudo

A CoronaVac, vacina para a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Life Science, apresentou segurança e produção de anticorpos nas fases 1 e 2 de testageam, diz artigo científico publicado na prestigiada revista The Lancet nesta terça-feira, 17. O imunizante é também testado no Brasil por meio de uma parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

O resultado conhecido no dia de hoje, no entanto, diz respeito apenas às duas primeiras fases de testagem que ocorreram na China, com 743 voluntários, com idades entre 18 e 59 anos. O achado mais importante diz respeito à taxa de produção de anticorpos, aferida em 97% dos participantes 28 dias após receberem o fármaco. Entre o grupo que recebeu medicamento placebo não houve qualquer produção de anticorpos. A confirmação real de eficácia, no entanto, só será conhecida com o desenrolar da fase 3 de testes, em curso também no Brasil, onde há o aval para recrutar 13.060 voluntários.

Em relação aos efeitos adversos, o mais comum foi dor no local da aplicação. Apenas um dos voluntário apresentou uma alergia 48 horas após a aplicação da primeira dose, o que pode ter relação com o imunizante. O participante foi medicado e recuperou-se em 3 dias.

Esses resultados foram coletados em análises realizadas no mês de abril, quando foram recrutados 143 participantes para a fase 1. E em maio, quando 600 participantes aceitaram receber as doses da fase 2.

Esta é a primeira publicação oficial sobre os estudos da CoronaVac. Resultados sobre a segurança e produção de anticorpos já eram conhecidos há alguns meses, mas sem a chancela de um periódico científico, como ocorreu hoje. Outros imunizantes em teste, caso do fármaco desenvolvido pela Pfizer e pela empresa de biotecnologia Moderna, já apresentaram resultados preliminares positivos da fase 3 — onde há milhares de voluntários envolvidos.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Sanasa interrompe fornecimento de água em quatro bairros de Campinas nesta quinta

Obras acontecem das 8h às 17h. Recomendação é de que moradores façam a...

Hortolândia antecipa fase vermelha e endurece restrição na circulação de pessoas entre 20h e 5h

Decreto publicado nesta quarta-feira permite abertura apenas de serviços essenciais durante o dia e, no período noturno, somente...

Com aumento de internações, Campinas enfrenta dificuldades para ampliar leitos de UTI Covid

Nº de internações pela doença nos sistemas público e particular cresceu 41% na metrópole entre janeiro e março...

Caminhoneiro morre atropelado durante manifestação em rodovia de Paulínia, SP

Motorista de 40 anos participava de protesto na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332). Caminhoneiro é atropelado e morto...

Vídeo flagra motociclista em movimento sendo atingido por galho em Campinas; assista

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), no Jardim Campos Elíseos. Vítima sofreu ferimentos leves, segundo testemunhas. ...
- Advertisement -