sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Covid-19: México aprova uso emergencial da vacina de Oxford

O México concedeu na segunda-feira, 4, a autorização emergencial para o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, anunciou o governo. O medicamento também recebeu aval para uso no Reino Unido, Índia e Argentina

No México, a Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) “autorizou a vacina AstraZeneca para uso emergencial contra o vírus SARS-CoV-2”, revelou Hugo López-Gatell, subsecretário de Saúde e porta-voz da estratégia do governo no combate ao coronavírus.

No dia 24 de dezembro, o México começou a vacinar seus profissionais de saúde com o imunizante biológico fabricado pela parceria entre as farmacêuticas alemã-americana Pfizer e BioNTech.

Cerca de 30.000 trabalhadores do setor de saúde, cerca de um quarto do que era esperado na primeira etapa, haviam sido vacinados até domingo, segundo o governo.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que até a primeira quinzena de janeiro está prevista a vacinação de entre 700.000 e 750.000 profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia.

O México participa de um convênio com a Fundação do magnata mexicano Carlos Slim, Astrazeneca e a Universidade de Oxford para a produção do imunizante em seu território e na Argentina, bem como sua distribuição sem fins lucrativos na América Latina, exceto no Brasil.

O acordo firmado pelo México inclui a aquisição de 77,4 milhões da vacina AstraZeneca/Oxford. O governo mexicano assinou acordos de 1.659 bilhão de dólares com diversos laboratórios para a compra de até 200 milhões de doses que permitirão imunizar, gratuitamente, até 116 milhões de mexicanos entre 2020 e 2021, segundo o a Secretaria da Fazenda.

O México, com 128 milhões de habitantes, é o quarto país mais atingido pelo novo coronavírus no mundo em números absolutos, com 127.757 mortes e 1,4 milhão de infectados, segundo dados oficiais divulgados até segunda-feira.

Com AFP.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Regional de Campinas retrocede para fase laranja do Plano São Paulo

Governo estadual anunciou a 23ª classificação nesta sexta-feira (26). Região estava na fase...

Indaiatuba sanciona lei que prevê multa para quem furar fila de vacinação contra Covid-19

Morador será multado em R$ 49.453. Caso o infrator seja funcionário público, o valor é duplicado. Já o...

Bebida especial garante energia para pesca no rio Apa (MS)

No paraíso entre Brasil e Paraguai, equipe fisga pintados de mais de 15 quilos. Pintado de 18 quilos...

Cursos profissionalizantes para PCDs têm inscrições abertas para moradores de Hortolândia e Sumaré

Participação é gratuita e atividades terão duração de 60 horas. Formações são para auxiliar administrativo (a) e operador...

Aprenda a preparar um 'petit gateau'

Sobremesa de restaurante leva apenas alguns ingredientes. Aprenda a preparar essa sobremesa de restaurante. Terra da Gente Ingredientes 120g de chocolate...
- Advertisement -