terça-feira, maio 18, 2021

Covid-19: o veto à chamada de vídeo entre infectados e familiares é cruel

Na última sexta-feira fui surpreendida com a notícia de que o conselho regional de medicina do meu estado, São Paulo, proibiu a realização de chamadas de vídeo entre familiares e pacientes internados em estado grave, por causa da Covid 19.

Tenho uma clara percepção de que os conselheiros que estiveram presentes nesta votação e aceitaram a proibição deste ato de humanidade são pessoas com sérias dificuldades de enfrentamento do sofrimento humano quando diante de uma doença que ameaça a continuidade da vida. Deveriam se matricular num curso básico de Cuidados Paliativos e prestar atenção nas aulas sobre ética do cuidado e também sobre luto.

A limitação de compreensão da importância da oferta deste mínimo momento de dignidade mostra o quanto nós médicos somos incapazes de escolher representantes que honrem a importância da vida humana mesmo nos seus momentos de maior fragilidade.

O impedimento de acesso a experiência de dignidade oferecida dentro deste momento de despedida preenchido de amor e respeito, mesmo que de forma remota e virtual de uma chamada de vídeo é o ato final de crueldade que eu não aprendi a fazer e me recuso a aceitar.

Tenho vergonha de quem apoia e recomenda a privação de um último instante de dignidade. E posso dizer que as pessoas que apoiam essa crueldade devem fazer parte do grupo de seres humanos que não merecem ocupar a cadeira e nem o lugar que conquistaram.

Eu continuarei favorecendo e criando oportunidades para que as despedidas aconteçam entre meus pacientes e de suas famílias.

E se não puder fazer isso sendo médica, está na hora de repensar o apoio que ofereço aos que foram eleitos para me representar.

Que tenham a capacidade de voltar atrás e reconhecer o absurdo engano que cometeram e reescrevam as recomendações que privilegiem os atos de respeito a este momento tão triste da história da humanidade.

<span class="hidden">–</span>Ricardo Matsukawa/VEJA
Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Polícia Militar prende dois homens por tentativa de furto a salão de beleza em Paulínia

Dupla estava no interior de salão de cabeleireiro quando policiais chegaram e fizeram...

Veja quem são os 12 semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado

Entre as pessoas que se inscreveram, foram selecionadas as receitas que melhor combinam com o suflê de couve-flor;...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta terça, 18 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Leito de UTI Reprodução/TV Globo As prefeituras...

Polícia encontra idosa em situação de maus-tratos e prende filho por violência doméstica em Campinas

Vítima de 79 anos contou que era agredida pelo homem. Vizinha chamou a corporação após ouvir os gritos...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 18 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...
- Advertisement -