domingo, fevereiro 28, 2021

Covid-19: Pfizer pede autorização emergencial para vacina ao FDA

A Pfizer anunciou nesta sexta-feira, 20, que iniciou o processo de autorização emergencial de seu imunizante para Covid-19 nos Estados Unidos. O fármaco é desenvolvido em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNTec. Nos testes de fase 3, a vacina apresentou segurança — isto é, não expõe os pacientes a efeitos colaterais graves — e eficácia de 95%.

Com base nas projeções atuais, as empresas farmacêuticas esperam produzir globalmente até 50 milhões de doses em 2020 e até 1,3 bilhão de doses até o final de 2021. De acordo com o jornal The New York Times o procedimento de hoje abriu a possibilidade de que americanos recebam as primeiras doses dos imunizantes contra a Covid-19 ainda neste mês de dezembro.

Em vídeo, o CEO da empresa Albert Bourla celebrou o feito, classificando esta data como “um dia histórico”. “É com grande orgulho e alegria — e um pouco de alívio — que eu posso dizer que nossa solicitação para uso emergencial da nossa vacina agora está nas mãos da FDA”, afirmou. FDA é a sigla para Food and Drug Administration, nome que se dá a agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos.

A Pfizer disse em comunicado mais cedo que iniciou submissões regulatórias na Austrália, Canadá, Europa, Japão e Reino Unido, e que planeja aplicar em outros países “no futuro imediato”.

A vacina da Pfizer é testada no Brasil e teve aval para recrutar 3.100 voluntários em São Paulo e na Bahia. Não existe negociação de transferência de tecnologia do fármaco a algum centro de excelência brasileiro.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Covid: Amazonas e Mato Grosso do Sul lideram aplicações de vacina no país

Os estados do Amazonas e do Mato Grosso do Sul são os que mais vacinaram contra Covid-19 no Brasil,...

Cidades da região de Campinas iniciam semana com 531 vagas de emprego abertas; veja lista

Interessados podem se candidatar a partir desta segunda-feira (1°). Em virtude da pandemia, a recomendação é para que...

Colisão entre carros deixa um ferido em Campinas

Acidente neste domingo (28) foi no cruzamento entre vias John Boyd Dunlop e Silvio Bacheti. Batida entre carros...

Discussão sobre instalação de lixeira termina com duas mortes e feridos em Artur Nogueira

Crime ocorreu na manhã deste domingo (28), em área rural da cidade. Confusão ocorreu após discussão sobre local...

‘Discurso negacionista é desserviço para saúde pública’, diz Rosa Weber

Na decisão que deu neste sábado determinando que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com covid-19 nos estados...
- Advertisement -