domingo, março 7, 2021

Covid-19: Região Sul reduz em 34% os registros de mortes

Uma das regiões brasileiras mais afetadas pela pandemia nos meses de julho e agosto, o Sul,começa a apresentar consistentes quedas nos registros de mortes em decorrência da Covid-19. Entre o pico de registros, atingido no dia 10 de agosto, e esta segunda-feira, 14, houve uma queda de 34,1% nas médias móveis.

Comparando-se os últimos 14 dias, a retração da média móvel é de 10,6%.  Uma das principais explicações para a diminuição são os registros de Santa Catarina. O estado teve uma baixa de 68,4% nos casos fatais entre o dia 11 de agosto e os dados de hoje. O Paraná também apresenta uma tendência de redução nos dados: a comparação entre 4 de setembro e esta segunda aponta para um número 11,2% menor.  Em ritmo de queda mais lento está o Rio Grande do Sul, com redução de 6,6% de hoje em relação ao pico de mortes mais recente, no último dia 11.

LEIA TAMBÉM
Mundo pode atingir 2,8 milhões de mortes por Covid-19 até fim do ano 

Em toda a região Sul, os casos também começam a estabilizar-se depois de uma expressiva alta ocorrida entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, causado em grande medida por uma escalada de casos em Santa Catarina. A redução das médias móveis em todo o estado em relação a este período, comparado com a data de hoje é de 54,3%.

O cálculo de médias móveis leva em consideração os registros totais dos últimos sete dias divididos por sete. Com este raciocínio é possível atenuar as tradicionais subnotificações de casos e mortes em decorrência da Covid-19 que ocorrem aos finais de semana, quando parte das secretarias de saúde do Brasil encontram dificuldade em reportar indicadores epidemiológicos regionais.

Nesta segunda-feira, 14, o Brasil teve médias móveis atualizadas em 28.259,4 diagnósticos e 720,9 mortes por conta do novo coronavírus.

!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Campinas gasta R$ 33,2 milhões com compra de leitos Covid privados no 1º ano da pandemia

Valor foi pago pelos cofres públicos em um intervalo de oito meses de...

Ex-atleta usa cadeira de rodas para sobreviver como entregador de aplicativo em Paulínia

Caíque Palma de Souza, 23 anos, passou a fazer entregas depois que a mãe perdeu o emprego de...

Motociclista morre após bater em carro na estrada da Rhodia, em Campinas

Samu constatou o óbito do homem de 42 anos no local; condutor do outro veículo passou por teste...

Nº de ocorrências na delegacia eletrônica sobe 47% na região de Campinas durante a pandemia

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que foram 134 mil registros pela web, o que representa 34,3%...

Procura por teste de detecção de anticorpo aumenta 2.000%

Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 houve um aumento de 2.000% na procura por testes de detecção de anticorpos neutralizantes contra o...
- Advertisement -