sábado, junho 19, 2021

CPI da Pandemia recebe documentos sobre fraude na Saúde do DF

A CPI da Pandemia no Congresso já começou a receber as primeiras informações sobre fraudes na Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal. A Operação Falso Negativo, do Ministério Público, desvendou esquema de compras superfaturadas, com dinheiro repassado pela União.

“Aprovamos requerimentos com pedidos de informações e os documentos sobre a Saúde no DF já estão chegando à CPI”, diz o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ele afirmou que apresentou 49 requerimentos para requisitar informações junto ao Governo do DF,  a Justiça e o Ministério Público local. Pré-candidato ao governo de Brasília, o senador pretende fustigar o governador Ibaneis Rocha, seu adversário político.

No ano passado, a Secretaria de Saúde do DF foi alvo de uma operação que investigou a compra de testes de Covid-19 e levou para a cadeia toda a cúpula do órgão. O Ministério Público e a polícia investigam fraude à licitação, organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e crime contra a ordem econômica.

O Ministério Público e a polícia já identificaram os envolvidos na compra de testes superfaturados de Covid, entre eles o assessor parlamentar Fábio Gonçalves Campos. No carro dele, foram encontrados mais de 280 mil reais em espécie. Fábio usou uma empresa de fachada para vender testes de Covid-19 com sobrepreço de 195% para a Saúde em Brasília.

Uma das empresas investigadas é a Precisa Medicamentos, do empresário Francisco Maximiano. Ele que vendeu 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin para o Ministério da Saúde, por 1,6 bilhão de reais.

Outra empresa de Maximiano, a Global Saúde, foi alvo de ação penal de improbidade por ter recebido, em meados de 2017, pagamento indevido de 20 milhões de reais do Ministério da Saúde, que era chefiado pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. A Global recebeu recursos antecipados por medicamentos não entregues.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Professores da escola que aluno recebeu críticas por sugerir tema LGBT lamentam caso em carta: 'Jamais nutrimos preconceito'

Corpo docente da Escola Estadual Aníbal de Freitas, em Campinas (SP), divulgou carta...

Atendimento a moradores de rua cresce 50% após ampliação do serviço durante frio em Campinas

SOS Rua aborda, mensalmente, 600 pessoas para oferecer abrigo. Desde maio, quando rondas aumentaram em duas horas, demanda...

Shoppings de Campinas alteram horário de funcionamento após ampliação do toque de recolher

Segundo a prefeitura, serviços, comércios e atividades devem fechar às 19h. Medidas começam a valer a partir desta...

Campinas tem maio com mais mortes no trânsito desde 2018, aponta Infosiga

Relatório registra 15 ocorrências no mês na metrópole, sendo sete delas envolvendo motocicletas. Em 2020, foram quatro óbitos...

Justiça Federal determina retenção do passaporte de Carlos Wizard após retorno dele ao Brasil

A decisão foi da 1ª Vara Federal de Campinas, após a Polícia Federal fazer buscas na casa e...
- Advertisement -